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Incentivos de Longo Prazo: por que empresas de capital aberto precisam ter

Por Julia Campos
5 minutos de leitura

Existem recursos no mercado explorados por empresas de todos os portes, mas alguns deles não podem passar despercebidos pelas companhias de capital aberto, que estão sempre em busca da valorização de suas ações e de conquistar mais uma fatia do mercado. Um desses recursos são os Incentivos de Longo Prazo.

Ao prosseguir com esta leitura, você poderá entender por que uma empresa de capital aberto não pode deixar de ter uma remuneração executiva e conhecerá as principais vantagens que esta estratégia pode oferecer. Além disso, entenderá como a Pris pode ajudar neste processo.

Por que empresas de capital aberto devem adotar Incentivos de Longo Prazo?

É importante conhecer quais são os objetivos da companhia antes de adotar um ILP, para que haja um melhor alinhamento entre os pontos fortes do plano e as necessidades principais da companhia.

Mas independentemente do modelo que se escolha, existem objetivos gerais que são comuns aos Incentivos de Longo Prazo. A seguir, você vai conhecer as vantagens que um ILP pode oferecer para empresas de capital aberto.

Retenção estratégica de pessoas-chave

Um dos maiores retornos que um plano de ILP pode proporcionar é a retenção estratégica de pessoas-chave na companhia. 

Como o benefício é de longo prazo, compreende-se que para os colaboradores acessarem a remuneração, precisam se manter na organização pelo tempo estimado no vesting.

Visto que os funcionários e funcionárias elegíveis para o ILP são pessoas colaboradoras de grande destaque, é prioridade para a empresa conservá-los em suas posições. Essas pessoas são reconhecidas e valorizadas por:

  • praticar e disseminar a cultura organizacional;
  • apresentar performance de grande impacto;
  • acreditar fortemente no propósito da empresa;
  • deter conhecimentos, técnicas ou experiências inerentes ao funcionamento do setor, entre outros fatores.

Atração de talentos

Oferecer um Incentivo de Longo Prazo no pacote de remuneração torna a proposta da empresa diferenciada. Esse é um fator importante para disputar um perfil em um mercado que pode ser altamente competitivo, como na área de tecnologia ou na busca por pessoas executivas com bastante experiência e alto conhecimento técnico em suas funções.

Além disso, o oferecimento de um ILP é um recado da empresa aos candidatos de que existe valorização profissional e reconhecimento naquela marca empregadora.

Alinhamento de interesses

Os Incentivos de Longo Prazo estão, muitas vezes, no caso de empresas de capital aberto, vinculados ao desempenho das ações da companhia. Isso cria um incentivo direto para os participantes contribuírem para o aumento do valor das ações, visto que eles mesmos serão beneficiados pela valorização dos papéis.

Isso quer dizer que quanto mais valorizada a ação ou quanto maior o valor da empresa, maior é a chance do beneficiário ou beneficiária de ter um ganho interessante. O mesmo vale para as pessoas acionistas.

Dessa forma, o ILP viabiliza que pessoas beneficiárias e acionistas da empresa tenham os mesmos interesses, que se baseiam na valorização das ações da companhia.

Melhoria de performance

O fator anteriormente mencionado influencia diretamente na melhoria de performance das pessoas participantes de um ILP. Isso porque, quanto melhor for seu trabalho e sua performance, mais chances a empresa tem de apresentar indicadores positivos e maior a probabilidade de suas ações estarem bem cotadas na bolsa de valores.

Além disso, metas de performance podem estar atreladas aos Incentivos de Longo Prazo. Isso significa que as pessoas beneficiárias tendem a se preocupar mais com as entregas e aumentam o empenho para gerar resultados.

Também há a tendência de que os participantes do plano motivem toda a equipe a fazer o mesmo e, com esse movimento se propagando por toda a empresa, a tendência é que se note uma melhora na produtividade geral que impacta diretamente nos indicadores organizacionais.

Como a Pris pode ajudar no processo de adoção de um ILP?

A Pris pode dar suporte à uma companhia que deseja adotar uma remuneração executiva desde a concepção desta ideia. A seguir, veja alguns dos pontos em que a Pris oferece apoio por meio de seus especialistas:

  • planejamento estratégico do ILP — definição de metas, desempenho, entre outros parâmetros;
  • desenho do incentivo — determinação de pontos cruciais para a empresa, como métricas de desempenho, critérios de elegibilidade e estrutura de premiação;
  • comunicação eficaz do plano — apoio para explicar os detalhes do programa, os benefícios e o impacto nas metas organizacionais;
  • conformidade e governança —  esteja em conformidade com as leis e regulamentações devidas, de forma a garantir uma governança adequada dos programas de incentivo;
  • relatórios e análises — softwares podem gerar relatórios detalhados e análises sobre o desempenho do programa de incentivo e torna possível que a empresa ajuste e refine as estratégias conforme necessário.

Uma empresa de capital aberto pode contar com esses e outros pontos fundamentais para o êxito de Incentivos de Longo Prazo ao optar pelos serviços da Pris, seja por meio do software, o Pris, ou por meio de nossas consultorias especializadas.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao finalizar a leitura deste artigo, você terá entendido como os Incentivos de Longo Prazo podem ser benéficos para empresas de capital aberto, de forma a fazer com que a proposta da companhia se torne diferenciada e o desempenho de seus colaboradores sejam impulsionados pelo ILP escolhido.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e pode ajudar sua empresa de capital aberto a adotar esta estratégia. Conheça nossos produtos e serviços e entenda como podemos ajudar sua companhia. 

Além disso, acompanhe nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este e saiba mais sobre Incentivos de Longo Prazo.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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