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Descubra como o matching influencia os planos de ILP

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
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Possivelmente você já sabe como os planos de ILP podem otimizar os resultados da sua empresa. Entretanto, você sabia que existe uma cláusula do contrato de vesting que pode ajudar a alcançar resultados ainda melhores preservando os interesses da companhia e de pessoas beneficiárias?

Neste artigo, você conhecerá a cláusula de matching — o que é, formas de operacionalizar e, claro, como ela pode influenciar os planos de Incentivo de Longo Prazo. Boa leitura!

O que é a cláusula de matching?

A cláusula de matching é uma forma de coparticipação das pessoas beneficiárias dos planos de ILP que é aplicável a todos os modelos dessa forma de Remuneração Variável. A outorga do plano é realizada em contrapartida a um investimento feito pelo integrante do programa de Incentivo de Longo Prazo.

A partir desse investimento inicial feito pelo beneficiário, a empresa faz a outorga dos ativos de ILP aliado a um múltiplo de matching. 

Ou seja, para cada ação adquirida ou para cada unidade monetária investida pelo beneficiário, a empresa outorgará um determinado número de ativos de ILP.

Em uma situação hipotética, uma empresa que adotou um matching de 2 para 1 outorgará duas Ações Restritas para cada ação adquirida pelo beneficiário no mercado.

Este múltiplo de matching pode variar de acordo com:

  • o tipo de ILP — ações ou opções;
  • nível hierárquico da pessoa beneficiária;
  • valor investido pela pessoa beneficiária.

Investimento por meio da compra de ações

Existem duas formas de se operacionalizar o matching. A primeira é por meio da compra de ações. A pessoa beneficiária compra uma determinada quantidade de ações da companhia no mercado ou diretamente com a empresa. Para cada ação adquirida, a companhia outorga um número, previsto no contrato de vesting, de ativos ILP em contrapartida.

Investimento em dinheiro

A outra maneira de executar o matching é realizar um investimento em dinheiro. A pessoa beneficiária deposita determinado montante para a empresa e recebe uma quantidade de ativos ILP em contrapartida.

Muitas vezes, as companhias adotam a política de que o colaborador ou colaboradora possa utilizar uma parcela do Bônus recebido para realizar essa compensação.

Como o matching influencia o funcionamento dos planos de ILP?

Alinhamento de interesses

A cláusula de matching normalmente indica que as pessoas beneficiárias só receberão o incentivo financeiro se atingirem determinados objetivos e/ou metas. Portanto, gera maior comprometimento do colaborador ou colaboradora com a companhia.

Também é interessante ressaltar que a cláusula promove meritocracia, ou seja, correlaciona o valor do salário ou do Incentivo de Curto Prazo com o do ILP de forma automática.

Retenção a longo prazo

Planos de ILP com cláusula de matching podem ter períodos maiores para aquisição ou vencimento. Isso significa que a pessoa beneficiária, ao pensar no longo prazo, tenderá a se comprometer com a performance e com a companhia por mais tempo. Com isso, a retenção de talentos acontece por um tempo maior.

Questões fiscais

A aplicação da cláusula de matching ao plano de ILP adotado pela companhia pode ajudar no entendimento de que o programa em questão tem caráter mercantil, já que a pessoa beneficiária lança mão de uma contrapartida, seja ela na compra de ações ou paga em dinheiro.

Redução de riscos

O matching pode ajudar a reduzir riscos atrelados aos Incentivos de Longo Prazo, visto que só há resgate do ILP se os objetivos e metas forem alcançados. Isso significa que os interesses da empresa estarão protegidos e também evita que recompensas excessivas sejam pagas em caso de uma performance não satisfatória. 

Além disso, a cláusula de matching ajuda a manter a liquidez da empresa, pois pode ser uma forma de trazer de volta à companhia parte do valor pago como Incentivo de Curto Prazo ou remuneração fixa.

Flexibilidade

As cláusulas de matching podem ser desenhadas de várias formas para que melhor se adaptem aos objetivos da empresa. Isso permite flexibilidade na estruturação dos planos de ILP para atender às necessidades da organização.

Comunicação e transparência

O funcionamento da cláusula de matching exige uma comunicação clara para com as pessoas beneficiárias, além de um reforço sobre as regras e funcionamento do plano de Incentivo de Longo Prazo adotado pela companhia. O cuidado com a comunicação demonstra transparência e facilita o alinhamento de expectativas.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você pôde saber mais sobre como funciona a cláusula de matching. Descrevemos como é possível operacionalizá-la e mostramos, com detalhes, de quais formas ela pode influenciar os planos de ILP.

Para que a cláusula de matching possa otimizar os resultados do ILP, é preciso compreender bem os objetivos da empresa e implantar a solução com zelo para que os interesses da companhia e das pessoas envolvidas sejam mantidos. 

A Pris, especialista em Incentivos de Longo Prazo pode te ajudar neste projeto. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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