Como medir o sucesso de um programa de Incentivo de Curto Prazo

Por Julia Campos
Warning: Undefined variable $post in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32Warning: Attempt to read property "ID" on null in /srv/pris.com.br/www/painelpris/wp-content/plugins/code-snippets/php/snippet-ops.php(582) : eval()'d code on line 32 5 minutos de leitura
programa-de-incentivo-de-curto-prazo

Planejar o desenho de um Incentivo de Curto Prazo, sua implementação e gestão são passos que podem ser determinantes para a boa performance deste tipo de remuneração. Mas você sabe como medir se o ICP da sua empresa está sendo bem-sucedido?

Neste artigo, você verá quais são algumas das principais vantagens de adotar um Incentivo de Curto Prazo e, claro, conhecerá algumas formas de medir o sucesso do programa de remuneração adotado. Boa leitura!

Veja quais são as vantagens de um Incentivo de Curto Prazo

Existem vários modelos de planos de Incentivo de Curto Prazo. Cada um irá oferecer um diferencial, no entanto, algumas das vantagens são comuns aos modelos. Conheça alguns dos principais benefícios de adotar um ICP a seguir.

Atração e retenção de talentos

A busca por perfis especialistas em determinadas áreas pode ser um grande desafio para as empresas. Determinados tipos de profissionais estão sendo muito disputados, como ocorre na área de tecnologia.

Para atrair os melhores perfis, que se encaixam da melhor forma no time, e reter pessoas colaboradoras é preciso ofertar um pacote de benefícios atrativo, que se diferencie daqueles que a concorrência e empresas pares oferecem.

Nesse sentido, os Incentivos de Curto Prazo se tornam muito relevantes, já que a remuneração pode fazer bastante diferença quando a pessoa candidata ou pessoa colaboradora for comparar propostas de trabalho entre empresas.

Pacote de remuneração mais atrativo

É importante oferecer um salário fixo justo e competitivo, mas a proposta pode ser muito semelhante a de outras empresas, inclusive parecida com a de concorrentes, conforme comentamos anteriormente. 

O ICP atua como um agregador financeiro, que varia de acordo com o desempenho e as metas alcançadas. Se a pessoa atingir os objetivos propostos, seus ganhos financeiros serão maiores. Portanto, a proposta se torna mais atrativa se comparada àquelas que não oferecem essa possibilidade de maior remuneração e reconhecimento.

Aumento da motivação e produtividade

O ICP é uma remuneração baseada em metas. Com isso, há um estímulo para que as pessoas colaboradoras se empenhem ainda mais para alcançar esses objetivos e conseguirem receber o incentivo financeiro. 

Com esse movimento sendo feito por toda a organização, a melhora na performance geral tende a possibilitar que os indicadores da empresa também apresentem melhora.

Saiba como medir o sucesso de um Programa de ICP

A avaliação do sucesso de um plano de ICP é essencial para medir sua eficiência e identificar possíveis melhorias. Ao estabelecer métricas e indicadores adequados, é possível obter uma visão mais clara e geral do impacto do programa e fazer ajustes para melhorar os resultados. 

Existem diversas maneiras de calcular o sucesso de um programa de Incentivo de Curto Prazo. Veja algumas delas a seguir.

Alcance de metas

Observe se os objetivos estabelecidos foram atingidos ou superados pelos participantes do programa. Isso pode incluir metas de desempenho individual, como aumento da produtividade, ou metas coletivas, como o cumprimento de objetivos em equipe.

Controle financeiro

Para medir o sucesso do programa, é muito importante ter uma noção a respeito do retorno financeiro, visto que os planos de Incentivo de Curto Prazo são implementados justamente para incentivar a produtividade e melhorar os resultados. 

Portanto, é necessário analisar o crescimento das receitas, os custos e as margens de rentabilidade do programa ao longo do tempo para avaliar o andamento do projeto.

Contato com o cliente

A satisfação do cliente com o trabalho da equipe também é considerado um medidor de sucesso dos planos de ICP. Assim como a redução de reclamações e o aumento das métricas ligadas a resolução de problemas.

Feedback 

Propor pesquisas de satisfação e recolher feedback das pessoas participantes de um programa de Incentivo de Curto Prazo é essencial para saber o nível de aceitação do projeto. 

A percepção das pessoas trabalhadoras também pode fornecer insights importantes sobre o impacto do programa em sua motivação, engajamento e desempenho no trabalho, além de gerar ideias para melhorias, se assim for necessário.

Aprendizagem e crescimento

Outra medida para avaliação é realizar comparações dos resultados da empresa antes e após a implementação dos planos de ICP, pois calcular o impacto específico do programa ajuda a identificar se houve melhorias significativas ou não.

Ademais, analisar a rotatividade das pessoas trabalhadoras, o trabalho em equipe, a eficiência da liderança e a cultura organizacional da empresa, também auxilia na avaliação do sucesso de um programa de Incentivo de Curto Prazo.

Vale ressaltar que o sucesso do programa depende dos objetivos e das necessidades específicas de cada organização, portanto, é necessário adaptar as métricas de acordo com o contexto e os resultados desejados da sua empresa.

Saiba mais sobre o assunto!

Após realizar a leitura deste artigo, você viu quais são algumas das principais vantagens de adotar um programa de Incentivo de Curto Prazo. Além disso, você soube algumas formas de medir o sucesso do seu plano de remuneração.

A Pris é especialista em Incentivo de Curto Prazo e pode acompanhar sua empresa em cada etapa do ICP, desde o desenho da remuneração até a avaliação de sucesso. Entre em contato conosco para conhecer nosso produto e serviços!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

5 passos para fazer a gestão de remuneração em uma empresa

Realizar uma boa gestão de remuneração é fundamental para o sucesso do plano de Incentivo de Longo Prazo. No entanto,...

Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a...

Uso de tecnologia no RH: Como funciona um software de gestão de ILP

0O uso de tecnologia no RH é amplo e impacta não só a rotina da área, mas de uma empresa...

homeenvelopephone-handset