3 Passos para uma boa comunicação dos Planos de Incentivos de Longo Prazo aos beneficiários - Parte 1

Por Daniel Eloi
2 minutos de leitura
planos de Incentivos de Longo Prazo aos beneficiários

Muito tem sido falado nos últimos anos sobre planos de Incentivos de Longo Prazo aos beneficiários, em especial àqueles baseados em ações e opções. Em textos anteriores, tratamos de modelos de Incentivos de Longo Prazo utilizados, riscos de se utilizar Remuneração Baseada em Ações, e também os benefícios de planos de ILP. Em relação aos benefícios das outorgas de ILP, a grande maioria delas está relacionada ao desempenho dos beneficiários dos Planos, como a sensação de corresponsabilidade junto aos demais acionistas, ambientes de trabalho mais focados e colaboradores mais dedicados e satisfeitos (geralmente, também trazendo aumento na renda dos funcionários). Porém, é comum encontrar planos de Incentivos de Longo Prazo que, mesmo sendo bem desenhados, não obtêm os resultados esperados. E, nesses casos (em que o Desenho foi bem feito), a causa mais provável do problema está na comunicação do Plano de ILP.

Para nós tem ficado claro que um planejamento de comunicação sólido, amplo e profundo é um pré-requisito para o sucesso de outorgas de Incentivos de Longo Prazo, pois permite a melhor compreensão, pelos beneficiários, das regras, prazos, ganhos e expectativas do projeto de incentivos.

Ou seja, é necessária uma boa comunicação inicial em relação às regras das outorgas (e isso é mais importante quando as regras não são triviais, como em planos de Stock Options, Performance Shares ou mesmo planos com Matching de ações) e também ao longo da vigência do Incentivo de Longo Prazo, para que o beneficiário saiba o valor atual do seu portfolio e o tempo ou as metas necessárias para que ele consiga o resgate.

A partir de nossa experiência com diversos planos de ILP (tanto com planos de sucesso quanto aqueles não tão bem-sucedidos), acreditamos que 3 passos são fundamentais para um bom planejamento da comunicação do ILP:

Vamos falar um pouco mais sobre isso nos próximos capítulos. Preparamos um e-book em 5 partes, e publicamos cada capítulo semanalmente. Para fazer o download do ebook completo, basta clicar no link abaixo:

Sobre o Autor
Daniel Eloi é Sócio Diretor da Pris. Trabalha com Incentivos de Longo Prazo desde 2010, tendo colaborado na concepção, revisão, contabilização e gestão de Planos de ILP de centenas de empresas de capital aberto ou fechado. É graduado e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e fez cursos de especialização no Babson College (EUA) e na Stanford University (EUA).

Artigos Relacionados

Cap table: por que você deve entender sobre o assunto

Empreendedores e gestores que buscam organização e clareza de informações relacionadas a estrutura de propriedade da empresa precisam entender o...

Entenda a relação entre acionista e Incentivos de Longo Prazo

A figura do acionista é central no mundo corporativo. Esse stakeholder motiva uma série de ações por parte das empresas,...

Como uma empresa pode incentivar a evolução de carreira?

Investir na evolução de carreira das pessoas colaboradoras pode ser um ótimo negócio para as empresas. Isso porque, além de...

homeenvelopephone-handset