Gestão de ILP: veja como algumas práticas podem evitar pontos de auditoria

Por Andreza Teixeira
5 minutos de leitura
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Empresas podem passar por auditorias internas e, até mesmo, externas, quando o assunto são Incentivos de Longo Prazo. É interessante evitar que esse procedimento aconteça, já que pode demandar tempo e dinheiro da companhia. Por isso, a gestão de ILP precisa ser organizada e transparente.

Neste artigo, você vai conferir algumas boas práticas para afastar as auditorias. Além disso, entenderá como a gestão de ILP é impactada por um software e resulta em mais um ponto para evitar que os procedimentos de investigação ocorram na companhia. Boa leitura!

Veja as melhores práticas para evitar pontos de auditoria em um ILP

A seguir, você vai conferir algumas dicas práticas para evitar que uma auditoria seja implementada. Este tipo de ação serve para observar os procedimentos relativos aos Incentivos de Longo Prazo e se seus resultados estão de acordo com as expectativas.

Certifique-se de que as regras contábeis estão sendo seguidas

É preciso se certificar de que todos os lançamentos contábeis relacionados aos programas de incentivo estejam em conformidade com as normas contábeis aplicáveis. 

No Brasil, as normas em vigor são a IFRS2 e a CPC 10. Portanto, é necessário que a empresa tenha controle sobre o seguimento dessas regras por meio de uma gestão de ILP eficiente.

Crie uma política e procedimento transparentes

Criar uma política transparente de Incentivo de Longo Prazo é crucial para evitar uma auditoria. Esse conjunto de práticas e ações irá nortear toda e qualquer decisão a ser tomada sobre o ILP adotado.

Além disso, é necessário, também, fazer com que as regras do plano fiquem claras para todas as partes interessadas. As normas de funcionamento do ILP serão base para os desdobramentos do incentivo, como:

  • o que será outorgado;
  • regras de cada outorga;
  • diluição do equity, entre outros fatores.

É importante ressaltar que, tendo como objetivo a política de ILP e seus procedimentos claros, a companhia deve investir em comunicação. Saber como, quando, e o que falar sobre o ILP é essencial para que os beneficiários compreendam este ponto.

Revise os objetivos do plano

É necessário revisar as estimativas envolvidas nos programas de incentivo de tempos em tempos. Esta ação serve para garantir que as metas do ILP estejam alinhadas à melhor expectativa da empresa e com as condições de mercado. 

Caso haja um desalinhamento, a remuneração estratégica não alcança os objetivos da empresa e pode ser considerado um mau investimento. 

Por isso, os gestores do plano devem estar sempre seguros de que os objetivos do ILP e da empresa caminhem juntos. Uma gestão de ILP funcional facilita este alinhamento.

Atente-se a alguns pontos específicos

Alguns outros parâmetros e métricas, quando fora das conformidades da empresa e dos órgãos reguladores, podem levar a uma auditoria. Por isso, é preciso se atentar e ter controle sobre eles. São alguns desses fatores:

  • determinação método de mensuração dos custos;
  • estimativa da volatilidade e taxa de juros;
  • reconhecimento de despesas;
  • taxa de saída (turnover);
  • recolhimento de encargos.

Saiba como um software melhora a gestão de ILP e colabora para evitar uma auditoria

Para que a gestão de ILP seja eficaz, é preciso que todos os processos sejam baseados em transparência, agilidade e organização. Por isso, a adoção de um software pode otimizar a administração do plano. Uma solução ajuda a garantir que todos os pontos anteriormente citados possam ser observados e cumpridos.

Veja algumas das vantagens de adotar um software para a gestão de ILP como o Pris:

  • maior efetividade dos planos de ILP — permite maior visibilidade e compreensão do programa;
  • redução de custos do processo — equipe ganha tempo para se dedicar a demandas mais técnicas;
  • melhor comunicação com beneficiários — ganho de visibilidade das regras do ILP, acompanhamento de metas e evolução dos ganhos e acesso ao histórico;
  • melhorias de compliance e segurança da informação — dados dos beneficiários são armazenados em segurança.

Essas são algumas das vantagens que um sistema automatizado para gestão de ILP oferece sobre práticas tradicionais de administração, como as planilhas.

Como você pôde perceber, os ganhos de recurso que um software concede ajudam, e muito, a evitar uma auditoria.

Saiba mais sobre o assunto!

Agora que você finalizou a leitura deste artigo, já sabe como pode evitar que auditorias aconteçam sobre o plano de Incentivo de Longo Prazo da sua empresa. Além das dicas mais gerais que demos, você também ficou ciente de que um software para gestão de ILP é muito eficaz. Não só para administrar o plano, mas também para blindar os processos relativos ao ILP e evitar que a auditoria aconteça.

A Pris é especialista em gestão de ILP. Entre em contato conosco para conhecer nosso software e a solução desenvolvida em conjunto com o BTG Pactual. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ver conteúdos como este!

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