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Conheça 5 estratégias eficazes para reter talentos

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
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Reter talentos é uma tarefa que exige a exploração de recursos da empresa, tempo de toda a equipe de gestão e a análise de ferramentas que possam ajudar. Neste artigo, você entenderá por que a retenção de talentos é tão importante para a companhia. 

Você também verá cinco dicas para manter seus colaboradores-chave na empresa e saberá como um Incentivo de Longo Prazo pode auxiliar nesta questão. Boa leitura!

Saiba qual é a importância de reter talentos

Existem muitos motivos relevantes para uma empresa dispensar tempo, investimento e estratégias para reter talentos. A seguir, você entenderá alguns deles e verá como afetam a rotina e desempenho de uma companhia.

Desempenho do time

Quando uma pessoa sai de um time específico,cria-se uma disfuncionalidade naquele grupo. Alguns funcionários ou funcionárias podem ficar sobrecarregados até acontecer a substituição, o que por si só já é um fator negativo. 

O que também pode ocorrer é o acúmulo de tarefas e a impossibilidade de seguir com projetos relacionados à função em questão.

Além disso, se a pessoa em questão era uma liderança ou, uma pessoa engajada e influente no time, pode ocorrer a desmotivação dos demais. Isso pode levar a uma baixa produtividade e piora nos resultados.

Conhecimentos necessários para a empresa

Colaboradores-chave têm a experiência, domínio de técnicas e conhecimentos necessários para liderar projetos e setores. Sendo assim, não é tão fácil selecionar um perfil como este, o que pode ocasionar em uma estagnação de projetos e resultados e, até mesmo, na paralisação de determinadas funções.

Ademais, se a pessoa em questão é colaboradora da empresa há muito tempo e aceita a proposta de um concorrente, leva com ela tudo o que sabe sobre o antigo empregador. Além disso, também leva consigo toda a expertise adquirida durante o tempo em que ficou empregada. Isso é extremamente prejudicial para a companhia que perdeu o funcionário ou funcionária.

Controle de gastos

Todos os fatores já citados podem acarretar despesas financeiras extras para a empresa. Mas é importante ressaltar que processos seletivos, principalmente de perfis executivos, também demandam investimento de tempo e dinheiro.

Portanto, quanto menor a taxa de turnover, menos processos seletivos e menos gastos, tanto de tempo da equipe de recrutadora, quanto de dinheiro a empresa terá.

 

Veja 5 estratégias eficazes para reter talentos

Tendo em vista os motivos listados anteriormente, que explicam porque é tão importante reter talentos, preparamos algumas dicas para esta tarefa. A seguir, você verá cinco estratégias que, aliadas, podem resultar em uma maior retenção de talentos na companhia.

1. Invista em desenvolvimento profissional

O investimento em desenvolvimento profissional aumenta a percepção da pessoa colaboradora de que a empresa se importa com ela. Para isso, é preciso criar oportunidades de treinamento e desenvolvimento para que os trabalhadores possam aprimorar suas habilidades.

Outra estratégia que também colabora com o desenvolvimento profissional é a criação de planos de carreira. Estes planos precisam ser claros e as lideranças devem orientar os caminhos para avanço profissional dentro da organização e acompanhar as pessoas colaboradoras nesta jornada.

2. Implemente benefícios competitivos

O oferecimento de benefícios competitivos pode fazer com que o pacote de remuneração fique mais atrativo. Com esse destaque, a proposta de outras empresas pode não ser tão interessante quanto se manter na companhia empregadora.

Para tanto, é preciso se manter atualizado sobre as tendências do mercado para garantir que seus benefícios e remuneração sejam atrativos.

3. Fomente a cultura organizacional

Construir uma cultura organizacional que valorize a diversidade, a inclusão e a colaboração pode aumentar o engajamento com a empresa. Ademais, aumenta a sensação de pertencimento à organização.

Definir e promover valores que ressoem com os objetivos e aspirações dos funcionários são fatores primordiais para criar e difundir uma cultura organizacional forte.

4. Acompanhe as pessoas colaboradoras constantemente

É importante manter um diálogo contínuo com os colaboradores para entender suas necessidades e preocupações. A realização de pesquisas de clima organizacional periodicamente para obter feedback anônimo é uma das ferramentas que possibilitam esse diálogo.

Além disso, é interessante implementar sistemas de avaliação de performance justos e transparentes. Dessa forma, é possível fornecer feedback construtivos e orientações para o desenvolvimento contínuo das pessoas colaboradores e manter um bom clima organizacional.

5. Adote Incentivos de Longo Prazo

A adoção de um Incentivo de Longo Prazo pode ser muito benéfica para empresas que têm como um de seus principais objetivos reter talentos. Isso é possível porque um ILP age em diferentes pontos que trabalham a retenção estratégica de pessoas, como:

  • reconhecimento e valorização profissional — o ILP atua como um estímulo para que colaboradores atinjam metas, mas também é uma estratégia para reconhecer, financeiramente, os resultados apresentados;
  • condições de vesting (carência) — a pessoa beneficiária precisa se manter na companhia pelo tempo estimado pelo contrato de vesting para ter acesso à remuneração;
  • incentivo financeiro — o valor que um ILP pode viabilizar para a pessoa colaboradora é muito interessante e se torna um grande diferencial e motivador para a permanência na companhia.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você pôde entender como reter talentos é importante para o sucesso de uma companhia. Por isso, listamos cinco estratégias que contribuem para fortalecer a lealdade dos funcionários e criar um ambiente no qual se sintam valorizados e motivados a permanecer na empresa.

Você viu que os Incentivos de Longo Prazo são uma poderosa ferramenta para a retenção de talentos. A Pris é especialista em ILP e pode ajudar sua empresa. 

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Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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