A Pris é especialista em assuntos de remuneração variável. Essa expertise foi adquirida em muitos anos de atuação junto a diversas empresas brasileiras e multinacionais, apoiando a gestão de Programas de Incentivos de Longo e Curto Prazos, seja através de consultorias, por meio de nosso software Pris, ou através de cursos presenciais e in company sobre os temas. Para facilitar o acesso de profissionais interessados no conteúdo, a Pris acaba de lançar uma plataforma EaD, com diversos cursos online em uma trilha de formação em Remuneração Variável e Incentivos de Longo Prazo. Para acessá-la basta clicar aqui.
Na Formação Completa em Incentivos de Longo Prazo são oferecidos cursos que apresentam desde os fundamentos da RV até práticas específicas da modalidade ILP, apoiando empresas e profissionais a se especializarem em tema tão destacado e complexo.
Para entender um pouco melhor sobre a trilha conversamos com Daniel Elói, sócio-fundador da Pris e professor responsável pelos cursos.
Pris) Daniel, como foi que a Pris começou a ministrar cursos sobre Remuneração Variável e Incentivos de Longo Prazo?
Daniel) A gente começou com os cursos cerca de 5 anos atrás, com cursos de Gestão e Contabilização de Incentivos de Longo prazo. Foi uma demanda natural de alguns clientes que queriam entender mais sobre os diversos tipos de incentivos de longo prazo, além de aspectos contábeis e gerenciais. Eles sentiam falta de opções de conteúdos sobre a questão, em especial de cursos que realmente aprofundassem no tema e que discutissem aspectos mais práticos da gestão de incentivos de longo prazo.
Pris) Durante os vários anos realizando cursos in company ou abertos ao público, qual é sua análise sobre a importância de uma formação robusta para os profissionais das áreas que atuam com Planos de ILP?
Daniel) Os incentivos de longo prazo acabam tendo algumas particularidades que os diferem de outros modelos de incentivos. Isso porque, além de aspectos naturais de remuneração e encargos/tributos envolvidos, normalmente há também uma interseção muito grande com temas de finanças e mercado de ações. Isso acontece em diversos momentos do processo de gestão dos planos. Vou citar dois exemplos práticos. O primeiro deles é em relação à contabilização dos planos. A norma contábil vigente (CPC 10) requer que planos baseados em ações (ou opções de compra de ações) sejam contabilizados a partir do valor justo do que está sendo outorgado. Calcular o valor justo envolve o conhecimento de vários fundamentos de finanças que, algumas vezes, não fazem parte da formação natural de um gestor de remuneração. Mas isso não é limitado à parte contábil, e ilustro isso com o segundo exemplo. Há companhias outorgando planos que têm como regra de performance o desempenho das ações da empresa considerando alguma métrica de TSR (Total Shareholder Return). Muitas vezes a área de remuneração é a responsável por comunicar o ILP com os beneficiários, então é importante que o responsável pela comunicação domine bem esses conceitos para conseguir tirar possíveis dúvidas dos beneficiários e também compreender bem o papel deste plano no pacote de remuneração.
Pris) Quais fatores motivaram a Pris a criar essa plataforma de cursos EaD?
Daniel) É uma demanda antiga que já temos. Nas turmas presenciais sempre há o desafio de conciliar a agenda dos participantes com a data do curso. Não é fácil se ausentar um dia do escritório. Para quem vive fora das cidades onde realizamos os cursos (já fizemos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville), o custo logístico acaba sendo outro impeditivo. Já estávamos com o projeto de criação de EaD para 2020 e, claro, com o impacto que tivemos com a pandemia, fez todo sentido priorizar essa iniciativa.
Pris) Como funcionam os cursos?
Daniel) Nós preparamos trilhas para perfis ou propósitos específicos de formação. Por exemplo, para profissionais de remuneração que gerenciam e comunicam planos, para profissionais que precisam contabilizar planos, e para profissionais que serão responsáveis por liderar o desenho de novos planos. Os 3 primeiros cursos que lançamos são ponto de partida para essas trilhas, inclusive sendo fundamentais para profissionais de remuneração que ainda não sentem-se familiarizados com os termos e conceitos específicos de ILP. Em breve disponibilizaremos mais alguns cursos que complementarão todas as trilhas que programamos.
Atualmente são 3 cursos online em oferta:
Introdução sobre Remuneração Variável
Todos são oferecidos em formato online, com diversas videoaulas, exercícios de fixação, material de leitura e acompanhamento e certificação ao final de cada curso.
Os cursos podem ser adquiridos de forma avulsa ou em um pacote completo, com desconto. Empresas e profissionais usuários do sistema possuem desconto extra.
Visite nossa página para obter mais detalhes de cada um dos cursos online e conhecer melhor sobre a proposta da formação! E fique atento: em breve mais cursos serão oferecidos!
Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...
No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...
No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...