Bônus Diferido: saiba mais sobre essa modalidade de ILP

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
bonus-diferido

Conhecer melhor as características dos planos de Incentivo de Longo Prazo é fundamental para tomar a decisão mais correta para a empresa, que poderá trazer mais retorno e benefícios. Por isso, neste artigo, apresentaremos o Bônus Diferido.

Ao continuar a leitura, você entenderá melhor como esse tipo de ILP funciona, suas particularidades e as vantagens de implementar este plano.

O que é Bônus Diferido?

O Bônus Diferido é um tipo de Incentivo de Longo Prazo liquidado em dinheiro, assim como outros modelos — Ações e Opções Fantasmas, por exemplo.

A diferença básica entre esses planos é que o valor do Bônus Diferido não está ligado a ações. Pode ser estipulado um valor fixo ou guiado por alguma fórmula.

Portanto, essa é uma categoria que pode ser definida como um bônus de valor pré-definido que será pago em um prazo maior e poderá ter, ou não, seu montante corrigido por algum índice, como o da inflação (IPCA).

Como as regras de cada plano de ILP são flexíveis até certo ponto, é possível criar um modelo de Bônus Diferido em que há a dependência parcial da valorização das ações da empresa.

No entanto, outros fatores devem estar atrelados, como a performance financeira da companhia ou, ainda, o alcance de metas individuais e/ou coletivas.

Uso interessante para épocas de crise

É um fato que essa remuneração estratégica não é frequentemente escolhida pelas organizações. Mas essa é uma categoria de ILP que tem um desempenho interessante para épocas de crise.

O Bônus Diferido é um recurso para quando a empresa passa por momentos de desempenho insatisfatório ou, ainda, de mudanças, com transformações profundas e estressantes — fusões e aquisições são exemplos dessas situações.

A remuneração se torna um fator decisivo na retenção da equipe, já que esses períodos mais críticos podem ser também momentos em que o turnover aumenta. Daí vem os sinônimos staying, deferred ou retention bonus, pelos quais essa remuneração também é conhecida.

Vesting temporal

Normalmente, o Bônus Diferido possui um vesting temporal. Por sua vez, o vesting temporal, que é um tipo de carência, define em quanto tempo a remuneração estará acessível para a pessoa colaboradora. 

Essa cláusula é prevista justamente para incentivar que o beneficiário ou beneficiária permaneça na empresa durante o período turbulento.

Também é uma estratégia adicionar ao contrato de vesting uma cláusula que ligue o resgate da remuneração a condições de performance.

Essa é uma saída para tentar melhorar os indicadores de produtividade para fazer um contraponto ao momento de possível dificuldade.

Benefícios da implementação do Bônus Diferido

O Bônus Diferido apresenta benefícios em comum com outros modelos de Incentivo de Longo Prazo. A seguir, você entenderá um pouco melhor como essas vantagens podem ajudar o desempenho da empresa.

Valorização profissional

Oferecer uma Remuneração Variável é emitir um recado claro de que a empresa está atenta ao bom trabalho que a pessoa colaboradora tem apresentado.

Em um momento de crise, esse é um sinal importante para o funcionário ou funcionária. A empresa, por meio da remuneração, dá a entender que, mesmo passando por um momento mais atribulado, seus trabalhadores e trabalhadoras são prioridade.

Aumento na motivação

Seguindo a linha de pensamento anterior, ao se sentir valorizada, a pessoa colaboradora se sente mais motivada em fazer seu trabalho e, consequentemente, pode apresentar melhorias no desempenho, o que também é uma ótima consequência se o momento da empresa não for tão satisfatório.

Retenção de talentos

Assim como já mencionamos anteriormente, o Bônus Diferido atua na retenção estratégica de talentos que são indispensáveis para a companhia. Por despertar a valorização profissional e também um complemento financeiro, que tem muita importância em um balanço da satisfação com o trabalho, a remuneração se torna uma vantagem nesse sentido.

As pessoas beneficiárias que participam do ILP são peças-chave para a companhia, geralmente:

  • apresentam performance individual fora da curva;
  • possuem conhecimentos, experiência e técnicas indispensáveis para suas áreas de atuação;
  • mobilizam a opinião e influenciam o comportamento de colegas;
  • vivenciam e disseminam a cultura organizacional;
  • vestem a camisa da empresa e acreditam no propósito de existência do negócio.

Portanto, são colaboradores e colaboradoras muito importantes para a condução do trabalho. É de total interesse da empresa que eles sejam mantidos, principalmente, em momentos não tão favoráveis ao negócio.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo, você conheceu mais sobre o Bônus Diferido, uma das categorias mais conhecidas dos Incentivos de Longo Prazo. Você leu que esse ILP é uma opção interessante para momentos de crise ou de mudanças profundas e conheceu algumas das vantagens de sua implementação.

Para conhecer mais sobre o Bônus Diferido e entender se esse é um plano de ILP que se adaptaria bem ao seu negócio, entre em contato com a gente! Será um prazer atender você.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Como um ILP se encaixa em diferentes cenários de crescimento da empresa?

Planos de Incentivos de Longo Prazo (ILP) oferecem uma ampla gama de benefícios para beneficiários e empresas. Porém, há uma...

Conheça os objetivos de cada estratégia de incentivo

Todos os modelos de Incentivos de Longo Prazo oferecem benefícios para pessoas beneficiárias e empresas. No entanto, cada estratégia de...

Atuação da Remuneração Variável como ferramenta de gestão

A atuação da Remuneração Variável como ferramenta de gestão é um dos principais chamariz deste tipo de estratégia. Mas para...

homeenvelopephone-handset