O mercado de trabalho atual e seus recrutadores estão ávidos por profissionais qualificados, independentemente da área de atuação. Cada vez mais, as vagas exigem perfis especializados com experiência na área, o que torna a busca pelos profissionais um verdadeiro desafio.
Após encontrar o perfil ideal, as empresas encontram mais uma questão — como manter esse colaborador motivado e como fazer com que ele se mantenha na equipe, visto que certas posições são altamente valorizadas e cobiçadas pelo mercado de trabalho.
Uma solução possível para auxiliar nesses desafios e estimular a valorização profissional é a adoção da remuneração variável (RV). Nesse artigo, você vai entender o que é essa estratégia e quais são as vantagens da remuneração variável.
Existem dois tipos de remuneração: a fixa, a qual o trabalhador tem direito — o salário mais benefícios sociais, como vale-transporte e vale-alimentação — e a remuneração variável, que é uma recompensa à parte. A RV é um estímulo ao alcance de metas, e a definição desses objetivos a serem batidos varia de empresa para empresa.
As metas podem ser atreladas ao desempenho do colaborador individualmente ou da organização como um todo. Cada um desses planos tem sua própria forma de cálculo e, na maioria deles, a porcentagem da bonificação e as regras para recebê-las é definida pela própria empresa.
A remuneração variável é dividida em duas categorias, Incentivo de Curto Prazo (ICP) e Incentivo de Longo Prazo (ILP). Entenderemos melhor essas modalidades a seguir.
No caso do ICP, a bonificação é apreciada em até um ano, ou seja, as metas devem ser alcançadas dentro desse período para que haja a compensação financeira para o colaborador. São algumas categorias de ICP:
Na categoria de Incentivo de Longo Prazo, o benefício fica retido pelo primeiro ano. Em alguns casos, o plano pode ser modulado e se estender por até mais de cinco anos. São tipos de programas de ILP:
Um plano de remuneração estratégica bem desenhado e bem implementado se torna um grande passo para a gestão de pessoas — oferece diversos benefícios para o colaborador e também para a empresa. A seguir, veremos com mais detalhes as vantagens mais relevantes.
Esse é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios ao adotar um plano de remuneração variável. Conforme dissemos no início do texto, o mercado de trabalho atual incorporou uma cultura na qual é natural trocar de emprego com frequência.
A alta rotatividade é um fator a ser evitado por qualquer gestor, visto que gera custos e prejudica a produtividade de toda a equipe, que demora um tempo para chegar no ápice do seu poder produtivo toda vez que um de seus componentes muda.
Para evitar a alta rotatividade e também atrair novos colaboradores, as empresas que optam pelo ICP e, principalmente, pelo ILP, tendem a observar o turnover cair. Isso porque os beneficiários precisam esperar, ao menos, um ano para serem contemplados pelos planos.
Para atingir as metas, sejam elas de desempenho do colaborador, da equipe ou da própria companhia, geralmente há um engajamento de todos os funcionários em torno da produtividade.
Para conseguir incorporar o acréscimo da RV ao salário, a equipe se torna mais motivada e pode conseguir melhores resultados.
No caso de alguns planos de ILP, esse empenho da equipe é também interessante para que os principais indicadores de resultado das empresas estejam favoráveis e, consequentemente, as ações da companhia estejam bem cotadas.
Por falar em ações, no caso de planos ILP para empresas de capital aberto, os beneficiários são naturalmente estimulados a acompanhar o desempenho das ações da companhia, já que, o valor dos papéis no mercado influencia diretamente o valor que eles têm a receber ao final do vesting (carência do plano de ILP adotado).
É importante ressaltar que, para que o plano de RV tenha como retorno esses benefícios, é necessário que o funcionamento dele e as regras equivalentes sejam muito bem comunicados aos participantes. Os colaboradores precisam ter clareza de como o programa funciona para que não haja ruídos e nem desvantagens na implementação da estratégia.
Neste post, você pôde saber um pouco mais sobre as vantagens da remuneração variável e também entendeu mais sobre seus aspectos teóricos.
Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre planos de remuneração variável, entre em contato conosco! Para acompanhar mais conteúdos sobre esse tema, nos siga nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, YouTube, Facebook, Instagram.
Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...
No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...
No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...