Portal do cliente

Saiba como o Pris pode otimizar sua gestão de ILP

Por Julia Campos
6 minutos de leitura
gestão-de-ilp

Fazer a gestão de ILP com um software facilita a rotina de quem está à frente da administração do incentivo. Mas aqui na Pris não queremos só facilitar a gestão, queremos otimizar o resultado da remuneração.

Neste artigo, você vai entender como o software Pris pode ajudar sua companhia a melhorar os resultados do plano de ILP em diversos sentidos. Você conhecerá os serviços da junção Pris + BTG e entenderá por que essa é a primeira solução no Brasil que cobre todas as etapas da gestão de ILP. Boa leitura!

Veja como o software Pris pode otimizar sua gestão de ILP

Não é à toa que nosso software para gestão de ILP carrega o nome da empresa. O Pris é nosso principal produto e demanda constantes esforços de vários times. Trabalhamos para garantir melhorias contínuas na solução.

Esse esforço existe para que nossos clientes estejam sempre com as melhores ferramentas em mãos para gerir seus planos de ILP da forma mais prática, fácil e eficiente possível.

Nosso software colabora com todos os stakeholders envolvidos, permite que RH, Financeiro, Compliance, Relações com Investidores, além de diretoria, conselho e outras áreas envolvidas tenham acesso às informações necessárias. Dessa forma, é possível equilibrar transparência e segurança.

A seguir, você poderá entender porque o Pris é a solução mais completa da América Latina para a gestão de ILP.

Maior efetividade dos planos

Com o sistema Pris, há maior visibilidade e compreensão dos planos de Remuneração Variável, o que melhora sua efetividade. Isso é possível já que os dados relativos ao ILP são armazenados, organizados e transformados em informações de forma facilitada.

Redução de custos dos processos

A automação dos processos relativos à gestão do Incentivo de Longo Prazo permite o direcionamento das equipes de RH, RI, contabilidade, entre outros setores, a atividades mais estratégicas e analíticas.

As equipes ganham mais tempo, devido às facilidades que o software oferece, para cuidarem de demandas que exigem mais tempo e dedicação. Isso pode se refletir em necessidade de menos pessoas no time e, consequentemente, redução de custos para a empresa.

Melhor comunicação com beneficiários

Ao adotar os métodos tradicionais de gestão de ILP, como planilhas, pode haver descontentamento, por parte dos beneficiários. Os colaboradores podem não entender as regras e o funcionamento do plano, bem como o valor que têm a receber.

Além disso, 95% das empresas respondentes da nossa pesquisa de ILP relatam dificuldades na comunicação dos elegíveis na governança de informações e nos processos contábeis.

Com o Pris, a companhia pode melhorar a comunicação sobre questões relativas ao ILP com os beneficiários. Isso é possível já que o sistema oferece:

  • visibilidade das regras de comissões e aceites de pagamentos;
  • acompanhamento de metas e evolução de ganhos em tempo real;
  • acesso ao histórico.

Melhorias de compliance e SI

Com o Pris, há o aumento da segurança da informação e compliance com as normas contábeis vigentes (IFRS2 e IAS19).

Além disso, há maior segurança dos dados das pessoas beneficiárias inclusas no ILP. É muito importante que essas informações fiquem preservadas, por se tratar de dados pessoais dos colaboradores e para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Simplicidade de One Stop Shop

Com o sistema Pris, sua empresa conta com a facilidade de fornecedor único para todo o processo de gestão de ILP — outorga, gestão e liquidação dos planos, além do bem-estar financeiro dos elegíveis.

Conheça a solução Pris + BTG Pactual

Em abril, o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, se tornou, oficialmente, parceiro da Pris, após adquirir 70% da empresa. Com isso, as companhias juntaram suas expertises e lançaram a primeira solução no Brasil que cobre todas as etapas da gestão de ILP, incluindo:

  • etapa de pré-outorga;
  • controles;
  • liquidação;
  • assessoria pós-liquidação.

Além disso, a companhia poderá contar com produtos e serviços que já são oferecidos pelas duas empresas. Do lado da Pris, a empresa terá acesso a:

  • cursos e treinamentos sobre ILP;
  • consultorias especializadas;
  • software e serviço para gestão, comunicação, contabilização e liquidação de planos de ILP.

Os serviços oferecidos pelo BTG Pactual inclusos na contratação da solução incluem:

  • liquidação do ILP;
  • produtos de investimento;
  • produtos transacionais;
  • assessoria de investimentos.

A seguir, entenda como a solução Pris + BTG Pactual impacta os diferentes setores envolvidos na gestão de ILP e beneficiários.

Recursos Humanos

Ao contratar a solução Pris + BTG Pactual, a equipe do setor de Recursos Humanos poderá contar com as seguintes funcionalidades:

  • cadastro das regras dos planos;
  • workflows para outorgas (incluindo matching, assinatura digital de contratos, contratação de metas);
  • acompanhamento de prazos, saldos e exercícios em tempo real;
  • simulação de outorgas para orçamento;
  • liquidação dos planos.

Relação com Investidores

A solução Pris + BTG Pactual disponibiliza as seguintes ferramentas para o time de Relação com Investidores:

  • geração de tabelas para preenchimento de demonstrativos financeiros e Formulários de Referência;
  • geração de informações para acionistas;
  • consulta do histórico de fechamentos para fins de análise e auditoria;
  • gestão de períodos de bloqueio e lockup em ambiente de Bolsa.

Controladoria

A solução Pris + BTG permite que a controladoria da companhia em questão possa:

  • provisionar despesas, encargos e impactos no P&L/Passivo para ITRs, DREs e FR multi-moeda;
  • precificar ativos outorgados (por exemplo, cálculos por Black&Scholes, Binomial e simulação de Monte Carlo);
  • exportar dados para ERP por centro de custo, unidade de negócio ou outro filtro

Beneficiários

Com a solução Pris + BTG, todos os beneficiários e beneficiárias do plano de ILP da empresa poderão:

  • acessar saldos e valor em carteira;
  • ter acesso utilizando Single Sign On;
  • contar com fluxos de outorga e resgate online;
  • receber notificações automáticas via e-mail;
  • ter acesso multilingue (EN, PT, ES);
  • contar com serviço de assessoria e planejamento com foco no bem estar financeiro.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao finalizar esta leitura, você pôde entender como o software Pris pode descomplicar a gestão de ILP e otimizar os resultados do plano. Além disso, viu como a solução Pris + BTG Pactual pode afetar positivamente a rotina de diversos setores em uma companhia.

A Pris pode ajudar sua empresa a lidar com diversas etapas de um Incentivo de Longo Prazo, desde o desenho do plano até sua liquidação. Entre em contato conosco para saber quais de nossos produtos e serviços fazem mais sentido para o seu negócio. Não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar conteúdos como este!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

Artigos Relacionados

Tendências do mercado financeiro para 2025

Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...

O contexto atual dos programas de Incentivo de Longo Prazo no Brasil: riscos e oportunidades

No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...

Decisão do STJ sobre Stock Options: os impactos do tema 1.226

No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...

homeenvelopephone-handset