Entenda por que é importante fazer a gestão de incentivos

Por Julia Campos
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A adoção de um Incentivo de Longo Prazo é um passo muito importante para a empresa. O ILP ajuda a companhia a alcançar diversos objetivos e otimiza o resultado das pessoas beneficiárias. No entanto, além de se preocupar com a performance, é importante pensar em como fazer a gestão de incentivos.

Por isso, neste artigo, você entenderá a importância da gestão de Incentivos de Longo Prazo. Além disso, verá dicas de como fazer a administração de um ILP. Boa leitura!

Por que é importante fazer a gestão de incentivos?

A gestão de incentivos é uma etapa constante e muito importante para o bom andamento do ILP. A seguir, você entenderá por que é imprescindível acompanhar o desenvolvimento da remuneração.

Alinhamento de objetivos

O plano de Incentivo de Longo Prazo precisa estar vinculado aos objetivos estratégicos da empresa a longo prazo. Portanto, fazer a gestão de incentivos ajuda a garantir que os esforços estejam alinhados com esses objetivos. Além disso, ajuda a garantir que todos os envolvidos estejam trabalhando na mesma direção.

Tomada de decisões

Fazer a gestão de incentivos fornece informações valiosas para a tomada de decisões. Isso porque, se os resultados não estiverem conforme o esperado, podem ser necessários ajustes na estratégia ou nos recursos alocados.

Portanto, se os resultados apresentados pelo plano não são compatíveis com os objetivos da empresa, é preciso recalcular a rota. Assim como deve haver uma reavaliação do ILP caso uma meta da companhia mude bruscamente.

Organização e transparência

A transparência facilitada por uma eficaz gestão de incentivos não beneficia apenas os gestores da estratégia. Acionistas e pessoas beneficiárias também têm acesso a essas informações.

Os acionistas se beneficiam da clareza sobre o futuro do patrimônio líquido e das medidas necessárias para alcançar os incentivos. Ao mesmo passo em que as pessoas beneficiárias obtêm informações como:

  • cronogramas de aquisição; 
  • concessões;
  • valores financeiros a serem recebidos e outros detalhes relevantes.

Essa transparência desempenha um papel crucial na construção de confiança e na solidez do processo que envolve o Incentivo de Longo Prazo.

Como fazer a gestão de incentivos?

Agora que você já sabe qual é a importância da gestão de Incentivos de Longo Prazo, você entenderá como fazer a administração do ILP. Confira dicas importantes que facilitarão sua rotina de gestão a seguir.

Acompanhamento com equipe especializada

Contar com o auxílio de uma equipe especializada em Incentivos de Longo Prazo, como a da Pris, é muito importante para o êxito das etapas de adoção de um ILP. Isso se estende à gestão de incentivos.

Isso porque, os especialistas convivem com este assunto há muito tempo e conhecem os detalhes e a legislação em vigor. No caso da gestão de incentivos, esses profissionais podem apontar quais são as melhores métricas para entender se o incentivo está sendo eficaz.

Ademais, eles podem colaborar no manuseio da automação de um software para gestão de ILP, ferramenta que também é muito importante para para a gestão de incentivos, como veremos adiante.

Software

Automatizar a gestão de Incentivos de Longo Prazo pode resultar em economia de tempo, recursos e esforços da equipe encarregada do processo. Além disso, traz ganhos em termos de segurança e transparência.

Ao adotar um software de gestão de ILP, como o PRIS, a empresa elimina a necessidade de manter planilhas atualizadas, reduzindo o risco de erros humanos ou de fórmulas.

Um software como o da Pris também permite que os beneficiários acessem detalhes sobre o status de suas participações no programa sem precisar contatar a equipe de gestão.

Avaliação periódica dos resultados

A avaliação periódica do ILP e dos resultados das pessoas beneficiárias é essencial para avaliar se os objetivos do incentivo estão sendo cumpridos. Por consequência, essa avaliação potencializa a eficácia da gestão de incentivos. É necessário questionar diversos aspectos, tais como:

  • se as metas permanecem alinhadas com os interesses da empresa;
  • se as metas são viáveis de serem alcançadas;
  • se os beneficiários estão sendo retidos na empresa por mais tempo desde a implementação do ILP;
  • se a saúde financeira da empresa ainda está em conformidade com as características do plano adotado;
  • se os concorrentes estão oferecendo condições diferenciadas em termos de ILP;
  • se houve melhorias nos indicadores gerais da empresa.

Se for identificado que o incentivo não está mais alinhado com o atual cenário da organização, é necessário considerar estratégias para resolver essa questão. Uma possível solução é modificar o ILP quando os objetivos iniciais da remuneração não estão mais sendo alcançados.

Saiba mais sobre o assunto!

Ao finalizar a leitura deste artigo, você compreendeu que realizar uma boa gestão de incentivos é essencial para obter o melhor resultado possível do ILP da sua empresa. Você também conferiu algumas dicas para deixar a gestão do seu ILP mais prática e eficaz.

A Pris é especialista em ILP e pode ajudar sua empresa na gestão de Incentivos de Longo Prazo. Entre em contato conosco para conhecer os produtos e serviços mais adequados para o seu negócio. Siga nossos perfis nas redes sociais para ver mais conteúdos como este.

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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