De acordo com a literatura e considerando nossa experiência prática, além de nossa pesquisa sobre ILP 2016, vemos que existem 6 variáveis fundamentais na atratividade dos planos de ILP. Duas dela são universais para qualquer tipo de ILP:
Além disso há outras quatro variáveis muito importantes, mas nem sempre aplicáveis:
Desses seis aspectos, tratamos aqui os prazos de carência e lockup que são mais utilizados pelas empresas.
Em relação ao prazo de carência (vesting) do 1º lote (lote com menor carência), também chamado de cliff, o mais praticado são 3 anos (quase 60% dos casos). Também é relativamente comum (em torno de 25% dos casos) que a empresa ofereça o 1º lote já ao fim do primeiro ano de carência. Há alguns poucos casos em que o cliff é de 4 ou 5 anos.
Já em relação ao último lote (lote de maior carência) dos planos de vesting, o mais comum são 5 anos de carência, seguido por 3 anos. Há ainda alguns casos em 1, 4 e 7 anos de carência (este último, o mais longo da pesquisa).
Fazendo novamente uma conexão com os aspectos de contabilização (normas CPC10 e IFRS2), conforme comentamos aqui, é importante que as despesas sejam contabilizadas ao longo do período de vesting de cada lote. Ou seja, mesmo que sejam outorgados vários lotes com diferentes períodos de carência (o que, aliás, é bastante comum), cada lote vai seguir um período específico de apropriação das despesas.
Já em relação ao prazo de lockup, 60% das empresas informaram exigir o cumprimento de um período antes da possibilidade de venda dos ativos no mercado. Entre essas empresas, o período tem variado da seguinte forma (em meses):
Este artigo é uma continuação do artigo: Pesquisa ILP 2016 - Gestão de Incentivos de Longo Prazo no Brasil.
Durante as próximas semanas teremos novos conteúdos. Pesquisa ILP 2016 - Gestão de Incentivos de Longo Prazo no Brasil. e fique por dentro das novidades.
Há alguns anos atrás, a maior fatia do pacote de remuneração executiva era paga em dinheiro, principalmente na forma de...
Quem está buscando vagas no mercado de trabalho pode estar encontrando uma palavrinha que pode soar desconhecida na parte descritiva...
Empresas de diferentes portes e segmentos estão sempre em busca de estratégias que ajudem a melhorar o bem-estar de forma...