Muito tem sido falado nos últimos anos sobre planos de Incentivos de Longo Prazo aos beneficiários, em especial àqueles baseados em ações e opções. Em textos anteriores, tratamos de modelos de Incentivos de Longo Prazo utilizados, riscos de se utilizar Remuneração Baseada em Ações, e também os benefícios de planos de ILP. Em relação aos benefícios das outorgas de ILP, a grande maioria delas está relacionada ao desempenho dos beneficiários dos Planos, como a sensação de corresponsabilidade junto aos demais acionistas, ambientes de trabalho mais focados e colaboradores mais dedicados e satisfeitos (geralmente, também trazendo aumento na renda dos funcionários). Porém, é comum encontrar planos de Incentivos de Longo Prazo que, mesmo sendo bem desenhados, não obtêm os resultados esperados. E, nesses casos (em que o Desenho foi bem feito), a causa mais provável do problema está na comunicação do Plano de ILP.
Para nós tem ficado claro que um planejamento de comunicação sólido, amplo e profundo é um pré-requisito para o sucesso de outorgas de Incentivos de Longo Prazo, pois permite a melhor compreensão, pelos beneficiários, das regras, prazos, ganhos e expectativas do projeto de incentivos.
Ou seja, é necessária uma boa comunicação inicial em relação às regras das outorgas (e isso é mais importante quando as regras não são triviais, como em planos de Stock Options, Performance Shares ou mesmo planos com Matching de ações) e também ao longo da vigência do Incentivo de Longo Prazo, para que o beneficiário saiba o valor atual do seu portfolio e o tempo ou as metas necessárias para que ele consiga o resgate.
A partir de nossa experiência com diversos planos de ILP (tanto com planos de sucesso quanto aqueles não tão bem-sucedidos), acreditamos que 3 passos são fundamentais para um bom planejamento da comunicação do ILP:
Vamos falar um pouco mais sobre isso nos próximos capítulos. Preparamos um e-book em 5 partes, e publicamos cada capítulo semanalmente. Para fazer o download do ebook completo, basta clicar no link abaixo:
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