3 passos para otimizar sua gestão de ILP

Por Julia Campos
5 minutos de leitura
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Fazer uma boa gestão de ILP não é uma tarefa fácil. É preciso gerir os dados das pessoas beneficiárias, prezar pela transparência e pela segurança das informações, além de prestar contas internamente e também para outras organizações, quando necessário.

No entanto, essa rotina pode ficar mais fácil. Neste artigo, você conhecerá três passos para deixar a gestão dos Incentivos de Longo Prazo mais prática, ágil, segura e transparente. Boa leitura!

Entenda a importância de uma boa gestão de ILP

Uma boa gestão do plano de Incentivo de Longo Prazo leva facilidade não apenas para as pessoas que são responsáveis por operacionalizar esse projeto. A manutenção de uma gestão facilitada acaba implicando várias frentes — pessoas beneficiárias, acionistas e, claro, gestores e gestoras. Veja mais detalhes a seguir.

Informações claras e acessíveis

A boa gestão do plano de ILP implica em informações claras e acessíveis. Isso é possível se os dados referentes ao assunto estiverem bem organizados e disponíveis para consulta, o que impacta positivamente na percepção de transparência do incentivo.

Otimização de tempo e esforço de colaboradores

Com essa transparência, as pessoas colaboradoras envolvidas com essa Remuneração Variável têm acesso às informações necessárias para prestações de contas, balanços internos, entre outras finalidades, com rapidez. 

Isso quer dizer que a pessoa gasta menos tempo e esforço para realizar suas tarefas relacionadas ao ILP. Com isso, pode dedicar mais de sua carga de trabalho para outras funções.

Transparência para acionistas e pessoas beneficiárias

O processo de transparência, viabilizado por uma boa gestão do ILP, não é um benefício apenas para as pessoas à frente do projeto. Acionistas e pessoas beneficiárias também podem ter acesso a essas informações. 

Os acionistas desfrutam da visibilidade do futuro do equity e da aplicação necessária para cumprir com o incentivo e as pessoas beneficiárias conseguem saber informações relativas ao vesting, outorgas, valor financeiro a receber, entre outros dados. 

A transparência é um fator importante para gerar uma relação de confiança e solidez do processo que envolve o Incentivo de Longo Prazo.

Veja 3 dicas para otimizar a gestão de ILP

Para otimizar a gestão do ILP e tornar essa operacionalização mais fácil, ágil e transparente, separamos alguns passos que podem ser adotados pela sua empresa. Continue a leitura para saber mais.

  1. Acompanhamento constante do cenário

A análise das metas, tanto das pessoas beneficiárias, quanto do próprio ILP para com a empresa, deve ser feita de tempos em tempos. Isso porque é preciso entender se o incentivo está cumprindo seus objetivos. É preciso questionar, entre outras questões:

  • as metas continuam alinhadas com os interesses da empresa?;
  • as metas são passíveis de alcance?;
  • as pessoas beneficiárias estão sendo retidas na empresa por mais tempo do que antes da implantação do ILP?;
  • a saúde financeira da empresa continua compatível com as características do plano adotado?;
  • os pares no mercado estão oferecendo condições diferenciadas em termos de ILP?;
  • houve melhora nos indicadores gerais da empresa?

Se for constatado que o incentivo não está mais compatível com o cenário atual da organização, é preciso, a partir de então, pensar em estratégias para contornar a questão. Uma possível solução é a modificação do ILP, que ocorre quando os objetivos iniciais da remuneração não estão mais sendo alcançados.

  1. Revisão da comunicação

Comunicar as regras e funcionamento do plano de Incentivo de Longo Prazo é uma das premissas para que a remuneração obtenha êxito. 

Afinal de contas, se a pessoa beneficiária não compreende o que pode ganhar fazendo parte do processo e quais são as regras do plano, não há alinhamento de expectativas e nem empenho por parte do colaborador ou colaboradora ao participar do projeto. Portanto, o ILP deixa de fazer sentido.

Por isso, é necessário revisar se o plano de comunicação do incentivo está sendo efetivo e os meios de propagação estão adequados. 

Além disso, é recomendado que haja um canal de comunicação para que tanto pessoas beneficiárias incluídas no plano há mais tempo quanto novatas possam tirar dúvidas a respeito do incentivo.

  1. Gestão automatizada

Automatizar a gestão do ILP pode fazer com que a empresa poupe tempo, recursos e horas de trabalho da equipe que conduz o processo. Além disso, a gestão ganha em termos de segurança e transparência.

Ao gerir o ILP por meio de um software, como o que a Pris oferece, a organização não precisa mais alimentar planilhas e correrem um risco de sofrer com um erro humano ou de fórmula, por exemplo.

Um software como o Pris também possibilita que pessoas beneficiárias tenham acesso a detalhes de informações sobre o status de suas participações no programa e, portanto, não precisam acionar a equipe de gestão para tal.

Saiba mais sobre o assunto!

Neste artigo você viu a importância de realizar uma boa gestão de ILP e ainda conferiu algumas dicas de como otimizar essa tarefa. Conforme você pôde saber, uma das principais formas de deixar a gestão dos planos de remuneração mais ágil, segura e transparente é a utilização de um software.

A Pris é especialista em Incentivos de Longo Prazo e disponibiliza um software para gestão desses planos. Entre em contato conosco e veja como nossa solução pode contribuir com a gestão de ILP da sua empresa!

Sobre o Autor
Julia Campos é analista de Marketing de Conteúdo da Pris. Cursa MBA em Gestão de Pessoas pela USP/Esalq e é bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela UniAcademia. Tem experiência em marketing, produção jornalística, de conteúdo e assessoria de imprensa. Atua como produtora de conteúdo de temas como Remuneração Variável.

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