Nos dias de hoje, muito se fala em Incentivos de Curto Prazo como Remuneração Variável dentro de uma empresa, seja ela uma startup, ou não. Ainda assim, não são todos que conhecem esse novo modelo que vem sendo implementado nas companhias. Neste artigo, você poderá entender com mais detalhes o que são os Incentivos de Curto Prazo, e o que você precisa saber sobre eles antes de implementá-los em seu negócio.
A seguir, explicaremos o que são os Incentivos de Curto Prazo, como eles se relacionam com a Remuneração Variável, e quais são seus termos. Continue a leitura para entender melhor sobre o tema.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e necessitando de mão de obra qualificada, é preciso criar estratégias para se destacar em meio à concorrência.
Dessa forma, a Remuneração Variável começou a se tornar popular entre as empresas, pois ela promove uma maior produtividade no dia a dia, levando em conta que quanto mais o colaborador entregar de resultado positivo, maior será a chance de bater a meta estabelecida e assim, receber o incentivo financeiro.
A Remuneração Variável ou RV é uma forma de aumentar os ganhos das pessoas colaboradoras, mas não significa que seja um benefício fixo de uma empresa, e é dividida em dois grupos, sendo o primeiro de Incentivos de Curto Prazo (ICP), que favorecem os funcionários pelo espaço de um ano ou menos após cumprirem as metas previamente combinadas. E o outro grupo é o de Incentivo de Longo Prazo (ILP).
A partir destas informações vamos entender por que é vantajoso adotar os planos de Incentivos de Curto Prazo dentro de uma empresa para gerar lucros e ajudar em seu crescimento.
Como você já pôde perceber, o ICP é um modelo de remuneração inovador e promissor. A seguir, veja algumas vantagens de se adotar esse plano em sua empresa.
Os planos de ICP têm oferecido benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários. Um exemplo é a redução do Turnover, ou seja, a diminuição da rotatividade dentro da empresa.
O salário mais a RV faz com que o funcionário tenha um sentimento de reconhecimento pelo seu desempenho, logo, fazendo com que ele se sinta pertencente àquele local e busque sempre entregar os melhores resultados.
Outra vantagem é que os programas de ICP podem ser uma forma eficaz de reconhecer o bom desempenho dos funcionários e recompensá-los por seus esforços. Isso ajuda a melhorar a moral dos funcionários, a motivação e a satisfação geral no trabalho.
Este modelo também mantém os colaboradores motivados e mais produtivos, além de fazer com que a empresa atraia e mantenha mais pessoas qualificadas pelos benefícios de se trabalhar no local.
Antes de adotar este modelo em uma companhia, é preciso que se tenha algumas noções de como funcionam os processos.
Para que o plano de Incentivo de Curto Prazo seja executado com sucesso, aqui vão algumas dicas:
Explicamos para você o que são Incentivos de Curto Prazo, como funciona e como adotar em sua empresa. Além disso, te demos exemplos de ICP e explicamos como funciona na prática.
A Pris é especialista em Incentivos de Curto Prazo e pode ajudar sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto!
A Remuneração Variável tem ganhado cada vez mais espaço em empresas no Brasil e já está muito bem adaptada em...
Planejar o desenho de um Incentivo de Curto Prazo, sua implementação e gestão são passos que podem ser determinantes para...
Os Incentivos de Curto Prazo, também conhecidos como planos de ICP, são programas que vêm sendo adotados pelas organizações com...