Uma boa maneira de impulsionar os resultados de uma empresa é investir no capital intelectual, ou seja, nas pessoas colaboradoras. A Remuneração Variável é uma excelente alternativa para estimular e recompensar esforços individuais e coletivos que culminam em resultados interessantes para a organização.
Neste texto, você vai entender melhor o que é a Remuneração Variável e também vai ver como investir neste incentivo que pode impulsionar o negócio. Boa leitura!
A Remuneração Variável é um estímulo e um reconhecimento para pessoas colaboradoras que atingem metas estipuladas pela própria empresa. Dessa forma, como o incentivo está diretamente ligado ao desempenho individual ou coletivo, a remuneração pode variar.
A RV é um incentivo financeiro que não está ligado ao pacote de remuneração fixa. Este último, por sua vez, é previsto em lei e, além do salário, engloba outros benefícios como vale-transporte e plano de saúde.
As regras da Remuneração Variável são flexíveis e decididas pelas próprias empresas.
Existem duas categorias de RV, o Incentivo de Curto Prazo (ICP) e o Incentivo de Longo Prazo (ILP). A seguir, conheceremos melhor as características de cada modalidade.
Os Incentivos de Curto Prazo, também chamados de ICP, podem ser resgatados em até um ano, ou seja, as metas devem ser alcançadas dentro desse período para que haja a compensação financeira para a pessoa colaboradora. São alguns modelos de ICP:
Já nos Incentivos de Longo Prazo, a remuneração estratégica fica retida pelo primeiro ano. Em alguns casos, a depender das regras previstas no contrato de vesting, o plano pode ser modulado e se estender por um período mais longo do que um ano. São conhecidos modelos de ILP:
A Remuneração Variável tem aspectos, independente da categoria escolhida, que impactam diretamente sobre o capital intelectual das empresas. Ou seja, as pessoas. O incentivo é financeiro, mas influencia como as pessoas colaboradores percebem a empresa de uma forma geral. Entenda como a RV pode impulsionar o seu negócio a seguir.
Como a Remuneração Variável funciona como um estímulo e também como um reconhecimento pelo esforço e pelo trabalho bem feito que alcança resultados favoráveis, o colaborador ou colaboradora conseguem perceber que o desempenho é apreciado.
Portanto, um dos benefícios de adotar a Remuneração Variável é aguçar essa percepção de que há valorização profissional na empresa em questão.
A Remuneração Variável é uma compensação financeira mas não é apenas o alcance de metas que torna uma pessoa apta a recebê-la.
No caso dos Incentivos de Longo Prazo, para integrar o programa, além da performance em destaque, também é analisado como a pessoa colabora é uma influência-chave para a equipe.
Isso quer dizer que esse tipo de incentivo é destinado para pessoas que realmente acreditam no potencial da empresa e vestem a camisa do propósito do negócio.
Esse comportamento deve estar acompanhado da vivência e da disseminação da cultura organizacional da instituição. Portanto, todos os colaboradores e colaboradores compreendem que, ao vivenciarem e propagarem esses hábitos, aumentam as chances de reconhecimento.
Os Incentivos de Curto Prazo atuam com metas mais curtas de performance, como mencionamos. As métricas são avaliadas em até, no máximo, um ano. Portanto, o intuito é que a equipe se una em torno dos objetivos traçados e dê um gás nos esforços coletivos e individuais para alcançar as metas e obter a compensação financeira do incentivo.
Além disso, o senso de valorização profissional, que já citamos, faz com que a pessoa colaboradora se sinta pertencente ao grupo de trabalho, sendo assim, aumentando sua satisfação em pertencer àquela empresa.
Esse fator auxilia no engajamento dessa pessoa nas atividades relativas à sua área de trabalho e também da empresa como um todo.
Esse é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios da Remuneração Variável. Um pacote de benefícios atrativo, que contenha Incentivos de Curto e Longo Prazo torna-se extremamente atraente.
A busca por perfis executivos no mercado de trabalho pode ser competitiva e apresentar essa cesta de incentivos ao lado de uma proposta atraente no que compete à remuneração fixa faz toda a diferença para a atração de talentos.
Esta também é uma vantagem para a retenção estratégica de funcionários e funcionárias. O ILP, por ser um incentivo que tem seu resgate, no mínimo, após um ano, tem como uma de suas principais forças fazer com que a pessoa colaboradora se mantenha em seu posto pelo tempo determinado no contrato de vesting para fazer valer sua participação no plano.
Agora que você já conhece o que a Remuneração Variável pode fazer pelo seu negócio, conseguiu entender a importância de investir em um ou mais modelos de incentivo que listamos neste artigo.
Se você quer saber mais sobre Remuneração Variável e saber quais planos de ICP ou ILP são mais compatíveis com sua empresa e como esses incentivos podem impactar no seu negócio, entre em contato conosco! Para acompanhar mais conteúdos sobre esse tema, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.
Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...
No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...
No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...