Os Planos de Incentivos de Curto Prazo são métodos adotados pelas empresas que têm como objetivo reter talentos e obter melhores resultados. Entretanto, existem vantagens e desvantagens de cada plano, a depender do perfil da empresa que adota esta estratégia
Neste artigo, vamos te explicar com mais detalhes o que são os planos de ICP, quais são os prós e contras deste programa e como utilizá-lo.
Em seguida, daremos enfoque ao conceito de Incentivos de Curto Prazo e quais são os prós e contras de adotá-los. Continue a leitura e entenda!
Os Incentivos de Curto Prazo (ICP) são recompensas financeiras utilizadas pelas empresas para compensar as pessoas trabalhadoras por seus resultados quando metas previamente estabelecidas são atingidas.
Este tipo de programa, juntamente com os planos de ICP, é um dos métodos mais adotados para manter o engajamento, aumentar a produtividade, a satisfação e também auxiliar na atração e retenção de talentos.
Como o próprio nome diz, os Incentivos de Curto Prazo são elaborados para incentivar o desempenho e colher recompensas em um período de curto prazo, geralmente dentro de alguns meses, até no máximo um ano.
Os programas de ICP podem ser oferecidos em diversas formas, como:
Apesar desses programas de Incentivos de Curto Prazo apresentarem diversos benefícios, eles também têm algumas desvantagens que precisam ser consideradas. A seguir, conheça alguns prós e contras deste plano!
Utilizar este tipo de Remuneração Variável é um investimento estratégico para a empresa, pois pode melhorar o plano de benefícios oferecido às pessoas colaboradoras. Alguns dessas vantagens são:
Quando o trabalhador ou trabalhadora é recompensado ou recompensada por alcançar resultados, existe uma sensação de pertencimento e, consequentemente, uma maior satisfação com o ofício que exerce.
Com as metas pré-estabelecidas bem definidas, a pessoa trabalhadora consegue visualizar os objetivos e procurar entregar o melhor resultado.
Um bom profissional e uma boa profissional sempre procuram as melhores empresas para se trabalhar, com as recompensas dos planos de ICP, a organização fica mais atraente aos olhos de novos funcionários e funcionárias.
Sabe-se que o turnover também é um grande problema para as empresas, pois é quando uma pessoa-chave da organização opta pelo desligamento, e o processo seletivo para ocupar seu lugar é mais trabalhoso, levando a equipe a perder seu ritmo e sua produtividade.
Entretanto, com a implementação dos programas de ICP, as pessoas trabalhadoras tendem a ser mais produtivas e mais satisfeitas com o seu trabalho, fazendo com que assim, diminua o turnover.
Apesar dos diversos benefícios de se adotar os programas de Incentivo de Curto Prazo, o plano também pode apresentar algumas desvantagens que precisam ser levadas em conta.
Primeiramente, esses tipos de programas podem criar uma cultura focada apenas em recompensas de curto prazo, em detrimento de objetivos mais amplos, este fato pode levar os funcionários e funcionárias a se concentrarem apenas em metas específicas de incentivo em vez de ter uma visão geral do trabalho.
Em segundo lugar, esses programas, quando não bem coordenados, podem criar uma competição interna que pode ser prejudicial ao ambiente de trabalho, de forma que as pessoas trabalhadoras podem começar a se comparar, ao invés de trabalharem juntas para alcançar objetivos maiores.
Outro fator a se considerar ao implementar os planos de ICP é que esses programas também podem ter alto custo para as empresas. Para arcar com o valor das recompensas, as instituições precisam avaliar cuidadosamente se esses custos são justificados pelos benefícios obtidos.
Em suma, os programas de ICP têm muitas vantagens, e geram ótimos resultados, mas é preciso se organizar para que seu funcionamento seja eficaz. Para auxiliar nesta implementação, é de grande importância contratar serviços de empresas focadas no assunto, como a Pris, para auxiliar no processo.
A Pris é especialista em Remuneração Variável e pode ajudar sua empresa a adotá-la. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto!
Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...
No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...
No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...