A Força de Vendas é um tipo de Remuneração Variável pensada exclusivamente para aplicação em setores comerciais. Neste artigo, você vai entender o que é essa categoria de RV, como ela funciona e quais são suas possibilidades de cálculo.
Além disso, você vai ver que esse tipo de incentivo não deve ser confundido com o bônus e vai entender quais são as diferenças entre eles. Ao final da leitura, vai entender por que é tão importante pensar nas regras dessa remuneração e terá entendido melhor os aspectos que fazem deste um incentivo único quando falamos de Remuneração Variável.
A Força de Vendas é popularmente chamada de comissão de vendas. Essa categoria é destinada especialmente ao setor comercial da empresa, já que é pago à pessoa vendedora um percentual, definido pela companhia, sobre cada venda efetuada. Como comentamos, essa é uma forma bem conhecida de Remuneração Variável.
O plano de comissão busca estimular a equipe de vendas a fechar novos negócios, além de também ser um fator de reconhecimento financeiro pelas metas alcançadas. No entanto, é preciso ter cautela ao escolher as regras de como essa remuneração será distribuída, como veremos adiante.
Agora que você já sabe o que é o plano de Força de Vendas, vai ver alguns pontos fundamentais para entender ainda mais o conceito dessa RV — como ela se difere de outros tipos de remuneração e alguns aspectos importantes de serem levados em conta antes mesmo da implementação.
O bônus é uma categoria de Incentivo de Curto Prazo, também chamado de ICP. Muitas pessoas confundem esse modelo com o de Força de Vendas, no entanto, são incentivos diferentes.
O bônus é uma remuneração dada às pessoas beneficiárias quando uma meta pré-estabelecida é alcançada. Essas metas podem ser individuais ou coletivas.
Já a Força de Vendas, como já dissemos, é uma remuneração por comissão, ou seja, a pessoa vendedora recebe um valor a cada venda realizada.
O desenho da Força de Vendas é uma etapa fundamental antes de implementar a remuneração na empresa. O modelo tradicional pode não ser o mais adequado para as necessidades da organização.
Por isso, é importante entender o momento do negócio e a estrutura do setor comercial para avaliar quais regras são mais interessantes para alinhar o objetivo da empresa e interesses das pessoas vendedoras.
Exemplo disso é a pessoa do comercial acelerar uma venda, dando desconto rápido em detrimento de passar mais tempo convencendo o lead a comprar mais caro, só para receber logo sua comissão.
Ou, ainda, o contrário, o vendedor ou vendedora segurar um desconto já acordado internamente, apenas para aumentar o valor final que vai receber.
Sendo assim, fica claro a importância de um desenho bem feito. Para ser um levantamento bem assertivo, a empresa pode contratar especialistas, como a Pris, para fazer o estudo e apontar as regras e modelos ideias.
Os cálculos para chegar ao valor das comissões envolvem muitos fatores, por isso, alimentar planilhas com os dados pode ser um caminho mais arriscado, já que envolve a possibilidade de acontecer um erro humano no preenchimento e, ainda, um erro de fórmula.
Utilizar um sistema próprio para o cálculo da Força de Vendas além de otimizar o tempo da equipe que trabalha diretamente com essa área, ainda assegura a credibilidade dos dados informados e permite que as pessoas vendedoras visualizem suas remunerações.
A Força de Vendas é calculada com base nas vendas realizadas — o cálculo da comissão é feito de acordo com a estratégia do negócio e tipo de produto ou serviço, como mencionamos. A remuneração ocorre de acordo com a quantidade ou desempenho de vendas do vendedor ou vendedora.
É válido ressaltar que existem métricas diferentes para a equipe de vendas e para os gestores desses times, visto que existe uma diferenciação entre as ocupações.
A seguir, vamos conhecer alguns dos modelos praticados em Força de Vendas e entender como ocorrem os pagamentos desta estratégia de incentivo com as diferentes regras aplicadas.
Neste artigo, você viu o conceito de Força de Vendas, entendeu quais são alguns dos fatores mais importantes de serem considerados antes de realizar a implantação desta remuneração e pôde saber melhor como ocorre o cálculo das comissões.
Se você se interessou em saber mais sobre Força de Vendas e quer tirar dúvidas sobre este tema, entre em contato conosco! Para ver mais conteúdos sobre Remuneração Variável, nos siga nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.
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