Portal do cliente

Exemplos de incentivos de curto prazo bem-sucedidos em diferentes setores

Por Andreza Teixeira
5 minutos de leitura
incentivos-de-curto-prazo

Os planos de Incentivo de Curto Prazo (ICP) são recompensas oferecidas às pessoas trabalhadoras em troca de bons resultados. Neste blogpost, você vai poder entender o que são os Incentivos de Curto Prazo, quais são seus tipos, como eles funcionam, e quais são os exemplos de ICP bem sucedidos em diferentes setores. Continue a leitura para saber mais!

O que são e como funcionam os planos de ICP?

A seguir, você vai entender o que são os planos de Incentivo de Curto Prazo, e como esses  benefícios funcionam. Boa leitura!

O que são os Incentivos de Curto Prazo

Os Incentivos de Curto Prazo são uma forma de Remuneração Variável, classificadas como benefícios concedidos aos funcionários e funcionárias como forma de recompensá-los por seus resultados, podendo ser o alcance de metas pré-estabelecidas, a diminuição de taxas de reclamação, ou o aumento do número de clientes. Além do ICP, a RV também conta com os Incentivos de Longo Prazo como plano de benefícios.

O ICP também é uma maneira de motivar e engajar os funcionários a alcançar objetivos específicos dentro de um curto período, que pode durar até um ano. 

Como funcionam

Todos os planos de ICP têm como objetivo reconhecer e recompensar as pessoas trabalhadoras por seus desempenhos e resultados. Entre os modelos mais conhecidos de ICP estão:

  • Bônus;
  • Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
  • Comissão de vendas;
  • Bonificações, entre outros.

Quais são os tipos de Planos de Incentivo de Curto Prazo?

A seguir, você vai conhecer os tipos de Incentivos de Curto Prazo mais conhecidos e adotados no mercado. Continue a leitura e entenda!

PPR

PPR é o termo que representa o "Programa de Participação nos Resultados", um plano de Remuneração Variável que as empresas oferecem às pessoas trabalhadoras como uma forma de recompensá-las pelos resultados alcançados pela companhia.

O propósito deste incentivo é unir a motivação e a produtividade das pessoas colaboradoras com retorno financeiro, e este benefício pode ser concedido anualmente, semestralmente ou trimestralmente, sendo baseado em metas e indicadores pré-definidos.

PLR

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), pode ser considerada como um dos diferenciais responsáveis pela atração e retenção de talentos dentro de uma empresa. Apesar do termo ter o nomenclatura parecida a PPR, a PLR se difere pelo fato do benefício ser calculado com base no lucro da empresa. Ou seja, se não há lucro para empresa, não há bonificação para os funcionários e funcionárias.

Bônus

Os bônus, assim como a PPR e a  PLR são uma forma de Remuneração Variável, e são classificados como um pagamento extra concedido às pessoas trabalhadoras como uma forma de reconhecimento pelo desempenho. 

Vale lembrar que estes benefícios não são fixos, podendo ser distribuídos mensalmente, trimestralmente ou anualmente, e também não substituem os salários, e sim os complementam mediante performance satisfatória.

Quais são os exemplos de ICP em diferentes setores?

Agora que você já sabe o que são os Planos de Incentivo de Curto Prazo, como eles funcionam e quais são seus tipos mais conhecidos, vamos te apresentar alguns exemplos desses benefícios que se adequam e são bem sucedidos em diversos setores. A seguir, veja alguns deles!

Tecnologia

No caso das companhias tecnológicas, frequentemente, os planos de ICP são adotados para incentivar seus funcionários a conquistarem objetivos relacionados a projetos específicos.

Varejo

No setor de varejo são distribuídas comissões por vendas para as pessoas trabalhadoras como uma forma de recompensar e incentivar a equipe para gerar melhores resultados e mais vendas. Este benefício auxilia na produtividade, na diminuição da rotatividade dentro da companhia, e na valorização pessoal.

Indústria

Para as indústrias, os planos de ICP são utilizados para que equipes alcancem metas de produtividade, oferecendo bônus por redução de custos operacionais, por inovação e ideias que gerem economia ou eficiência na produção, etc.

Esses são apenas alguns exemplos de ICP que podem ser bem-sucedidos em diferentes setores. O importante é que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa, sejam justos e equilibrados, e incentivem o esforço das pessoas colaboradoras.

Vale lembrar que, para planejar e implementar este incentivo é importante considerar o auxílio de uma empresa especialista e qualificada no assunto, como a Pris.

Saiba mais sobre o assunto!

Explicamos para você o que são Incentivos de Curto Prazo, como eles funcionam, e mostramos os exemplos de ICP bem sucedidos em diferentes setores. Além disso, você pôde ver também quais são os tipos de ICP mais conhecidos e entender melhor como funcionam.

A Pris é especialista em Incentivos de Curto Prazo (ICP) e pode ajudar sua empresa a adotá-los. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto!

Sobre o Autor

Artigos Relacionados

Tendências do mercado financeiro para 2025

Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...

O contexto atual dos programas de Incentivo de Longo Prazo no Brasil: riscos e oportunidades

No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...

Decisão do STJ sobre Stock Options: os impactos do tema 1.226

No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...

homeenvelopephone-handset