Os Incentivos de Curto Prazo, também conhecidos como planos de ICP, são programas que vêm sendo adotados pelas organizações com o objetivo de engajar e motivar seus funcionários e funcionárias.
Neste blogpost, você vai poder conferir informações sobre o que são os Incentivos de Curto Prazo, quais são seus tipos, como eles funcionam, e quais são os efeitos da adoção deste plano para as pessoas trabalhadoras. Boa leitura!
Os planos de Incentivos de Curto Prazo, juntamente com os planos de Incentivos de Longo Prazo, fazem parte da Remuneração Variável, e são medidas projetadas para reconhecer e recompensar as pessoas trabalhadoras pelo alcance de metas pré-estabelecidas pela empresa.
Os planos de ICP consistem em metas pensadas para aumentar a produtividade dos colaboradores e colaboradoras por meio de benefícios financeiros, e consequentemente, gerar um melhor resultado para a companhia.
Esta recompensa financeira é concedida para as pessoas trabalhadoras em um período de até 12 meses, a partir da implementação do programa.
Existem diferentes tipos de Incentivos de Curto Prazo que as organizações podem oferecer aos seus funcionários. Alguns exemplos de ICPs mais conhecidos são:
Vale lembrar que a escolha dos planos de ICP deve estar alinhada com as características e necessidades da organização e das pessoas colaboradoras. Também é importante considerar a cultura organizacional e as metas estratégicas da empresa.
Como você já viu neste material, os planos de Incentivos de Curto Prazo oferecem diversos benefícios tanto para as pessoas colaboradoras, quanto para as empresas. A seguir, você vai conhecer os efeitos da implementação deste programa na motivação das pessoas trabalhadoras. Continue a leitura e entenda!
Os planos de ICP têm o poder de engajar as pessoas trabalhadoras e aumentar seu desempenho, fazendo com que elas estejam sempre estimuladas a se esforçarem mais, a fim de alcançar as metas pré-estabelecidas pela companhia e receber a recompensa.
Todo esse processo aumenta a produtividade da equipe e proporciona melhores resultados para todos os envolvidos.
Levando em consideração o que foi dito no tópico anterior, a ideia de aliar a produtividade e os bons resultados dos funcionários com uma recompensa financeira imediata, pode gerar um aumento na motivação e no empenho dos funcionários e funcionárias.
Colaboradores e colaboradoras sendo reconhecidos e recompensados resultam em um melhor desempenho individual e organizacional.
A empresa, ao oferecer planos de ICP vinculados a metas específicas e prazos pré-definidos, faz com que as pessoas trabalhadoras estejam propícias a se concentrarem e priorizarem suas tarefas.
Além disso, sabendo que existe a remuneração, os colaboradores e colaboradoras têm uma motivação extra para cumprir essas metas dentro do prazo estipulado, melhorando a gestão do tempo.
Entretanto, vale pontuar que a gestão do tempo não depende exclusivamente dos Incentivos de Curto Prazo. Ela também é influenciada por fatores como:
Agora que você finalizou a leitura deste artigo, você pôde conhecer os efeitos que a implementação do programa de Incentivos de Curto Prazo pode causar na gestão de pessoas de uma organização. Além disso, você também pode conferir o que são os planos de ICP e como funciona este programa.
A Pris é especialista em Incentivos de Curto Prazo, entre em contato com a gente e saiba como podemos auxiliar na implementação deste plano em sua empresa!
Com a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos e as recentes decisões do governo Lula, o mercado financeiro caminha...
No Pris Exclusive, evento para clientes Pris e BTG Pactual reuniu especialistas e líderes para discutir tendências estratégicas, Daniel Eloi,...
No último trimestre de 2024, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma nova decisão sobre a...