Já falamos sobre como atividades estratégicas de gestão do portfólio de PI podem aumentar o valor gerado por ele. Agora vamos detalhar mais uma destas atividades: a Revisão do Portfólio.
O objetivo principal da Revisão do Portfólio é avaliar quais patentes podem ser abandonadas por não estarem mais gerando valor para os negócios da organização. Patentes podem deixar de gerar valor por diversos motivos – a tecnologia pode ter se tornado obsoleta, por exemplo. Além da decisão de manutenção/abandono, a Revisão do Portfólio também pode ser aproveitada para outros fins, como:
Em resumo, a Revisão do Portfólio esclarece o papel da patente nos negócios da organização.
Práticas de Revisão de Portfólio: estudo de caso
A Pris desenvolveu em conjunto com empresas como Braskem, Embraer, Vale, Fibria e CPqD, uma metodologia para Revisão do Portfólio. Para a construção dessa metodologia são consideradas as particularidades de cada empresa, criando-se assim uma ferramenta apropriada a realidade de cada organização.
A aplicação da metodologia envolve a área de PI e também áreas de negócios, que possuem informações essenciais para a tomada de decisão. O resultado principal da aplicação é um plano de ação para cada patente do portfólio, como abandono/manutenção, licenciamento e priorização em iniciativas da área de PI.
Em um caso real de utilização da nossa metodologia, uma empresa que possuía um portfólio de 141 patentes obteve os seguintes resultados:
Baixe a nossa pesquisa sobre Práticas de gestão de PI clicando no link abaixo e leia mais sobre o assunto: