Aqui você encontra todas as nossas publicações


O que são Stock Options?

Dentre os diversos tipos de planos de ILP, o mais conhecido é o plano de Stock Options, também conhecido como plano de Opção de Compra de Ações. Neste tipo de plano, a empresa fornece ao funcionário a opção de adquirir as ações da empresa a um valor pré-determinado passado um certo período de tempo. A diferença deste tipo de plano para um plano de ações comum se dá no fato de que, em planos de Stock Options o participante adquire o direito de comprar as ações no futuro, mas não é obrigado a exercê-las de fato e não precisa pagar qualquer valor caso não as exerça.

A vantagem deste tipo de programa, é que o colaborador pode exercer as suas ações a um preço abaixo do mercado (preço de exercício). Este valor pode ser baseado, por exemplo, no preço da ação da companhia no momento da outorga, ou seja, quando as partes assinam o contrato com as especificações do programa.

Após algum tempo estabelecido pela empresa, as ações podem ser vendidas. O beneficiário não necessariamente precisa vender as suas ações logo quando o prazo acabar, pode esperar o preço das ações aumentar para obter um lucro mais significativo.

Caso o funcionário seja desligado da empresa antes de terminar o prazo para exercer as suas ações, normalmente ele perde o direito de comprar as ações e não tem que desembolsar qualquer valor.

Vantagens do Stock Options

Esse tipo de plano é vantajoso para a empresa pois, além de atrair e reter os talentos, o funcionário sente-se “um pouco mais dono da empresa”, motivando-o a gerar mais lucros e a melhorar o desempenho da organização. Com isso, o valor das ações da companhia no mercado tende a crescer significativamente.

O Brasil, porém, não possui uma legislação específica sobre o tema. Por isso, é essencial seguir os procedimentos legais, conforme o estatuto da empresa. A existência de capital autorizado e o plano devem ser aprovados em assembleia geral da sociedade e registrado na Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

Sobre o Autor

Laura Vianna é analista de negócios da Pris. É mestre em Administração na linha de Marketing, Estratégia e Inovação pela UFMG, e graduada em Engenharia de Produção também pela UFMG. Trabalha com Incentivos de Longo Prazo desde 2017, especialmente no suporte e desenvolvimento do Options Report, primeiro software de Gestão de ILP da América Latina, e consultorias relacionadas ao tema.



Gostaria de um tema específico?

Gosta de escrever?