Aqui você encontra todas as nossas publicações


3 Momentos Em Que Sua Organização Deve Ficar Atenta ao Monitoramento de Patentes – Parte 2

Durante o desenvolvimento das invenções, antes da fase comercial, a organização deve fazer uma análise para decidir se a nova tecnologia deverá ou não ser protegida como uma patente.

Caso a organização opte pela proteção por patenteamento, deve ser feita a busca de anterioridade para garantir que a sua tecnologia cumpre o requisito de novidade. É importante lembrar que novas publicações de patentes são feitas a todo momento, ou seja, mesmo que você tenha feito uma busca de patentes antes do P&D, o monitoramento deve ser permanente para se manter atualizado sobre os progressos tecnológicos apresentados por outros.

Outro ponto importante é que o requisito novidade deve ser garantido a nível mundial, ou seja, uma invenção é considerada nova se não tiver sido acessível ao público, antes da data pertinente, em qualquer parte do mundo. Dessa maneira, é muito importante que a busca e o monitoramento, além de no Brasil, seja também feita também em outras partes do mundo, principalmente na literatura de patentes da Europa, Estados Unidos e leste asiático. Isso pois as patentes concedidas ou publicadas pelo USPTO (Estados Unidos), EPO (Europa), OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), JPO (Japão) e SIPO (China) cobrem mais de 90% dos documentos de patentes de todo o mundo².

² http://www.ipwatchdog.com/2015/11/07/searching-the-art-behind-innovation/id=62988/

Na quinta-feira disponibilizaremos a última seção desse material, onde falamos do monitoramento de patentes após a fase de P&D. Aguarde!

Sobre o Autor

Júlia Couto é analista de negócios da Pris. Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e especialista em Propriedade Intelectual pela LUISS Business School, trabalha com gestão estratégica e valoração de ativos de propriedade intelectual desde 2014. Vem participando da modelagem de negócio do Pris IP Suite, conjunto de ferramentas de gestão estratégica-operacional de ativos de PI desenvolvido pela Pris com o apoio da Fapemig.



Gostaria de um tema específico?

Gosta de escrever?