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Valores da Pris: Horizontalidade

Valores da Pris Horizontalidade

Há diversos tipos de empresas: modernas ou conservadoras, ágeis ou burocráticas, hieraquizadas ou com horizontalidade, startups ou clássicas, e assim vai. Independente de sua forma de gestão, todas sempre desejam criar um bom ambiente de trabalho para sua equipe, pois sabem que isso gera resultados positivos para todos. 

A Pris se preocupa de verdade com essa questão, tanto que nosso propósito é sermos ‘uma empresa que equilibre resultados e felicidade para nossa equipe, clientes e parceiros”. E temos conseguido isso: somos, atualmente, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o GPTW, e uma empresa com selo Humanizadas

Um dos principais Valores Organizacionais que nos ajuda a alcançarmos esse resultado é a Horizontalidade.

Nosso conceito de Horizontalidade

Na Pris somos todos diferentes, porém somos todos iguais. Não entendeu? A gente explica melhor. 

Prezamos e respeitamos a diversidade social, pessoal, intelectual, de gênero, político-partidária, religiosa, futebolística, entre tantas outras. Para nós, não tem problema se alguém pensa de um jeito ou de outro, se gosta de X ou Y, não temos problema nem mesmo com quem não gosta de café – e isso é muito importante para uma empresa nascida e criada em Belo Horizonte/MG! 😉

A verdade é que gostamos da diferença, pois é através dela que podemos aprender e melhorar como seres humanos e profissionais. 

Ao mesmo tempo, ninguém na Pris será tratado de forma distinta: todos temos responsabilidades, direitos e deveres, e somos todos “donos” e “donas” da empresa. Agimos com Atitude de Donos e Autogestão (outros dois de nossos Valores Organizacionais), sempre buscando o equilíbrio, a justiça interna e a horizontalidade.

Como isso funciona, na prática?

Um exemplo interessante é nosso processo decisório: ele não funciona por votação, com a maioria vencendo sempre; e também não funciona na base do consenso, com a exigência que todos concordem que a decisão é a melhor e votem por unanimidade. 

A nossa ideia é dialogarmos até que uma alternativa seja encontrada. De forma mais específica, buscamos o consentimento: a proposta será aprovada caso ninguém tenha uma objeção à decisão proposta. 

Outra questão interessante é que não temos hierarquia na empresa. Não quer dizer que não tenhamos líderes ou responsáveis, mas não temos chefes. As lideranças surgem organicamente, e são momentâneas, seja em virtude de algum projeto ou por conhecimento de alguém naquela área. Isso significa que uma pessoa pode liderar um projeto e uma equipe, ao mesmo tempo em que é liderada em outro projeto e equipe.

Para isso funcionar adotamos diversas soluções e tecnologias sociais, como os conceitos de Organização Orgânica, Holarquia, entre outros. A proposta é desenvolvermos um ambiente e um modelo de gestão que fomentem o respeito ao próximo e garantam que todo mundo consiga contribuir, se posicionar sobre os temas e ter consciência profunda e ampla sobre a empresa. 

Ou seja, a regra na Pris é: trate as pessoas sem diferenciá-las de acordo com o nível de responsabilidade, experiência profissional ou de vida, identidades, como gênero, etnia, sexualidade, idade, etc. Devemos ouvir e considerar as opiniões de todos os colaboradores e colaboradoras envolvidos em alguma questão ou projeto, independente de sua posição na empresa, e sempre dialogar com os demais, ouvindo seus argumentos e justificando nossos pontos de vista. 

Assim sendo, o respeito a essa horizontalidade é condição fundamental para o melhor trabalho e a ótima convivência em nosso ambiente de trabalho.

Saiba mais sobre a Pris

Conheça mais sobre a Pris, nossa cultura, valores e nossas soluções para empresas em nosso site. E se gostar de nossa política, projetos e serviços, aproveite para visitar nosso site de vagas, se candidatar e vir trabalhar conosco!

Sobre o Autor

Leandro Rangel é analista de marketing da Pris. Mestre em Direito Internacional e graduado em Relações Internacionais pela PUCMinas, possui expertise nas áreas de docência e design instrucional, além de comunicação e inbound marketing. Atua na produção de conteúdo voltado ao marketing em temas como propriedade intelectual, remuneração e incentivos de curto e longo prazo.



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