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Curso Online Sobre Valoração de Ativos de PI

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A Pris, especialista em assuntos de propriedade intelectual, já apoiou várias empresas brasileiras e multinacionais, otimizando a gestão de seus ativos de PI, desenvolvendo projetos de valorações e precificações dos ativos, e tornando o portfólio das empresas fontes de receita. Além disso, a empresa já educou profissionais em todo o Brasil, através de cursos in company e presenciais. Em mais uma iniciativa inovadora, a Pris acaba de lançar o Curso de Gestão e Valoração de Ativos de Propriedade Intelectual em formato EAD, totalmente online, oferecendo conteúdo atual e fundamental para o país e para o mercado.

Importância da educação sobre Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual é um tema cada vez mais fundamental para as empresas. Por meio de uma gestão inteligente dos ativos, a empresa consegue se desenvolver, gerar riqueza e ganhos, e impulsionar a companhia através da inovação e do conhecimento. A valoração de ativos de PI, em particular, tem recebido atenção especial de instituições que desenvolvem e/ou fomentam pesquisas, além de investidores de risco e empresas. Isso porque ela pode ser utilizada em diferentes frentes de um negócio, como:

  • apoio a negociações de licenciamento ou compra/venda de marcas e patentes, 
  • decisões de investimento em projeto de P&D 
  • gestão estratégica de portfólio de marcas e patentes
  • contabilização de ativos intangíveis
  • utilização de marcas e patentes como garantias financeiras

Apesar de ser um tema recorrente em diálogos acadêmicos e gerenciais, a valoração de tecnologias, marcas e patentes ainda é um tema complexo e com muito espaço para discussão, sendo muitas vezes um gargalo em processos como licenciamento de tecnologias.

Com o lançamento do Curso EAD de Valoração e Precificação de Ativos de PI, a Pris pretende democratizar o acesso ao conteúdo e desenvolver o conhecimento por todo o território nacional. Através de uma mescla de conteúdos técnicos e análises de casos práticos, muitos deles vivenciados na própria Pris, o professor, Daniel Eloi, explica o tema de forma profunda e robusta.

Conversamos com o Daniel, que também é sócio-fundador da Pris, para entender melhor o propósito e o foco da formação.

Bate papo com Daniel Eloi

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Pris) Daniel, qual é o propósito do curso?

Daniel) O curso tem foco no tema de Valoração de ativos de propriedade intelectual, incluindo novas tecnologias, marcas e patentes. A valoração, apesar de ser fundamental para empresas e inventores, ainda é um tema pouco compreendido, gerando muita confusão e problemas.

Entender melhor sobre essa questão pode ser útil para empresas, ao permitir reflexões sobre como manter e revisar o portfólio, realizar licenciamentos, etc. A Pris atende, há mais de 10 anos, empresas brasileiras e multinacionais interessadas em desenvolver seus portfólios, seja através de consultorias, seja de nosso sistema de gestão, Pris IP Manager.

Através dos trabalhos que desenvolvemos com essas empresas, ou com os estudantes nos diversos cursos abertos ou in company que realizamos ao longo dos anos, podemos perceber um amadurecimento da gestão de PI, gerando até mesmo redução de custos e novas fontes de receita.

Pris) Para cobrir esse propósito, como foi desenvolvido o conteúdo do curso?

Daniel) Para explicar de forma robusta a questão, iniciamos tratando dos conceitos fundamentais, como o conceito de ativos intangíveis. Após, explicamos as melhores práticas para a gestão de portfólios de ativos de propriedade intelectual.

O terceiro tópico é específico sobre avaliação e valoração de novas tecnologias, marcas e patentes, entrando em metodologias e cálculos de valoração desses ativos. Apresentamos muitos exemplos e exercícios práticos, permitindo ao interessado entender o que a Pris tem realizado na área.

Finalmente, falamos sobre a contabilização de ativos intangíveis, discutindo especialmente as normas e regras do CPC 04.

Pris) Ao fim do curso, o que o aluno deve saber?

Daniel) Essa questão é muito importante. Não temos a expectativa de que a pessoa que se forme no curso saia já sabendo valorar qualquer ativo de propriedade intelectual, mas, sem dúvida, é um grande passo inicial para se entender a importância de avaliar corretamente um ativo. 

Os conteúdos do curso servem como excelente subsídio para que o profissional apoie a companhia em processos de valoração e em negociações de seus ativos.

Pris) Qual metodologia de ensino foi adotada no curso?

Gravamos uma série de videoaulas, explicando item por item de nosso conteúdo. São mais de 20 aulas, na verdade, cobrindo os conteúdos que comentei antes.

O módulo de valoração, especificamente, cobre métodos para a avaliação econômica de ativos de propriedade intelectual, como Método de Custos, Múltiplos, Fluxo de Caixa e Opções Reais, além de métodos específicos para cálculos de royalties no contexto de licenciamento de marcas, patentes e novas tecnologias. Para cada método, além da videoaula, há um conjunto de slides e exercícios práticos, totalizando outros 11 vídeos.

Esses exercícios são bem interessantes, na verdade. Todos possuem resolução apresentada e guiada, sempre utilizando de ferramentas de simples acesso, como Excel. Com isso, o estudante consegue não apenas entender a teoria, e as vantagens e desvantagens de cada método, mas também praticar e visualizar como a valoração funciona, com as contas explicadas e apresentadas em vídeo.

Quer saber mais?

A Pris desenvolveu uma página completa para o estudante interessado no tema. Basta acessar o site para entender melhor sobre o conteúdo, entender mais sobre a proposta de ensino e conhecer detalhes sobre custos.

Você também pode entrar em contato com nossa equipe especializada, através do formulário ou telefone. Estamos à disposição!

Aproveite para visitar a página do curso e saber mais.

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Sobre o Autor

Leandro Rangel é analista de marketing da Pris. Mestre em Direito Internacional e graduado em Relações Internacionais pela PUCMinas, possui expertise nas áreas de docência e design instrucional, além de comunicação e inbound marketing. Atua na produção de conteúdo voltado ao marketing em temas como propriedade intelectual, remuneração e incentivos de curto e longo prazo.



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