Aqui você encontra todas as nossas publicações


Valores da Pris: Autogestão

Autogestão

Nos últimos anos a Pris recebeu vários prêmios e certificações que atestam nossa gestão original! O Great Place to Work (GPTW), por exemplo, nos apontou como 48ª melhor pequena empresa para se trabalhar em todo o Brasil, 25ª melhor da área de TI, e 7ª melhor de Minas Gerais! E a Humanizadas nos certificou como uma das empresas mais conscientes do país. Isso é resultado de uma política de constante foco na felicidade de nossa equipe e na inovação de nossas soluções para a sociedade e de nossa forma de gestão. Um dos ingredientes principais para esse resultado é nossa preocupação com nossos Valores, como a Autogestão.

Uma estrutura autogerida, sem chefes

Para a Pris, o valor da Autogestão é fundamental. Nossa ideia é compartilhar e distribuir autoridade, responsabilidade e autonomia por toda a equipe, sempre buscando o empoderamento de cada pessoa e o equilíbrio entre suas responsabilidades e capacidades.

Criar um ambiente autogerido significa, portanto, gerar equidade e justiça para todos e todas na empresa. Também quer dizer desenvolver um conjunto de acordos coletivos claros e pertinentes, permitindo que as pessoas tenham sua independência e consigam entregar seu melhor trabalho.

Nesse contexto, nossa estrutura organizacional não funciona na base da hierarquia, com chefes, diretores, gerentes, etc. Pode parecer estranho, mas é verdade! Todas as pessoas contratadas na empresa são tratadas como iguais – desde o primeiro nível do plano de carreiras ao último, desde o colaborador ou colaboradora mais recente ao mais antigo, desde quem está estagiando até os sócios e sócias. Seguindo essa estrutura horizontal e autogerida, fomentamos a ideia que todos somos coletivamente responsáveis pelo bom andamento da empresa e, portanto, também por nossas ações e dinâmica de trabalho. 

Além disso, qualquer pessoa de nossa equipe tem capacidade e direito de participar e influenciar toda questão e debate da empresa. Desde questões simples, como uma decisão operacional de uma área de trabalho, até questões complexas, como decisões de investimento, contratações, etc, tudo é debatido publicamente e de forma transparente. A Pris, por exemplo, desenvolve projetos em duas áreas bem distintas, remuneração variável e propriedade intelectual, mas nossa equipe, de forma completa, pode participar das discussões e decisões de ambas.

Sem chefes, mas com líderes

Não termos chefes não significa que não tenhamos lideranças. As lideranças se formam de maneira orgânica, e na Pris sempre são formadas pela qualidade do trabalho e pelo respeito aos valores que uma pessoa apresenta. Ou seja, quanto mais dedicada e competente em sua Autogestão a pessoa for, mais importante para a empresa ela será. 

Outra coisa importante é que não ter um superior não significa que cada pessoa possa fazer o que bem entender. Temos regras de decisão e responsabilidades bem definidas em nossa estrutura de gestão baseada em um esquema de Círculos e Papéis. Devemos segui-las ou, se não concordamos, podemos sempre propor mudanças. Mas, enquanto não há tal mudança, devemos nos autogerir respeitando as regras. 

Nesse sentido, é interessante destacar que temos muitas regras, já que precisamos discutir coletivamente várias situações. E todas as regras são construídas coletivamente, e adaptadas constantemente.

Independência e autonomia como regra

Outra política muito interessante da empresa, e relacionada com a Autogestão, diz respeito ao horário flexível.

Confiamos em nossa equipe, e entendemos que cada pessoa possui características e individualidades. Por exemplo, há profissionais que rendem melhor pela manhã, enquanto outros desenvolvem seu melhor trabalho no turno noite. Alguns de nossos funcionários e funcionárias estudam, e eventualmente precisam seguir um horário escolar. Também temos pais e mães em nossa equipe, que possuem responsabilidade com os filhos ou filhas, além da empresa.

Para solucionar isso, cada pessoa escolhe seu horário de trabalho na Pris. E não precisa ser um horário fixo, ele pode variar diariamente. Basta apontar aos colegas seu horário de trabalho na agenda de controle, com transparência e organização. Seguimos apenas algumas regras básicas (muitas delas motivadas pela lei), como a pessoa ter de desempenhar suas funções entre 7h e 22h, realizar intervalos regulares para descanso, limite para realização de hora extra ou trabalho no fim de semana, entre outras. 

Como a Pris aplica o Valor de Autogestão? 

Para conseguir realizar corretamente a Autogestão, a pessoa deve sempre estar atenta para cumprir de forma proativa, responsável e competente suas tarefas. Afinal, toda a empresa depende de sua melhor performance para alcançar os melhores resultados. 

Para que isso aconteça de forma ideal é fundamental boa gestão pessoal e ótima comunicação, especialmente sobre decisões e ações que impactam outras pessoas, setores ou equipes.

Confira algumas dicas de como se autogerir: 

  • gerencie suas entregas de forma clara e organizada, compartilhando informações com todos os interessados
  • sempre equilibre seu desenvolvimento profissional, capacitação e desenvolvimento pessoal
  • caso não concorde com decisões tomadas, elabore proposta de mudança do que foi combinado, justificando com argumentos objetivos, tendo em vista o propósito e metas da empresa

Conheça a Pris e venha trabalhar conosco!

Saiba mais sobre a Pris, nossa cultura e valores, além de nossos prêmios, selos, atividades e serviços, visitando nosso blog e nossas redes sociais. E se gostar de nossa proposta de gestão, nos envie seu currículo e, quem sabe, venha trabalhar conosco e ser #FelizNaPris!

Sobre o Autor

Leandro Rangel é analista de marketing da Pris. Mestre em Direito Internacional e graduado em Relações Internacionais pela PUCMinas, possui expertise nas áreas de docência e design instrucional, além de comunicação e inbound marketing. Atua na produção de conteúdo voltado ao marketing em temas como propriedade intelectual, remuneração e incentivos de curto e longo prazo.



Gostaria de um tema específico?

Gosta de escrever?