Aqui você encontra todas as nossas publicações


5 Estratégias de Proteção de Propriedade Intelectual em Empresas de Software – Parte 5

Na discussão feita nos capítulos anteriores, podemos ver que as opções para proteção que produzem software não são tão restritas como pode parecer em um primeiro momento. Além disso, é preciso lembrar que as opções não são excludentes e podem ser utilizadas de forma combinada para um melhor resultado.

Você pode, por exemplo, utilizar o segredo comercial na fase inicial do seu software e, quando tiver uma versão estável, fazer um pedido de patente (quando aplicável, como explicamos no primeiro capítulo) ou o registro do código fonte. Ao mesmo tempo, você pode registrar sua marca e investir para que ela seja reconhecida pelo público. Nesse caso, você estaria combinando 3 formas diferentes de Propriedade Intelectual (segredo, patente ou registro, e marca) para alcançar uma proteção forte e adequada para o seu negócio.

O importante no processo de proteção é refletir sobre os objetivos da sua empresa no longo prazo e entender quais formas de proteção podem ser utilizadas para o tipo de software que você está desenvolvendo.

Não se esqueça que, em alguns casos, como marcas e patentes, é muito importante que a proteção seja feita antes mesmo da comercialização do produto. Isso garante que você não perca seu direito a proteção porque tornou seu produto público ou porque outra pessoa registrou a mesma marca antes de você.

Caso tenho dificuldades para entender que tipo de proteção é mais adequado para a sua empresa, não deixe de procurar ajuda profissional. Empresas especializadas em Propriedade Intelectual poderão te ajudar a definir a melhor estratégia de proteção, evitando que você gaste tempo e dinheiro com estratégias que não terão bons resultados para o seu produto.

E para baixar o ebook completo acesse o link abaixo e faça o download:

Espero que tenham gostado!

Sobre o Autor

Daniel Eloi é Sócio Diretor da Pris. Trabalha com Incentivos de Longo Prazo desde 2010, tendo colaborado na concepção, revisão, contabilização e gestão de Planos de ILP de mais de 20 empresas de capital aberto ou fechado. Participou da modelagem de negócio do Options Report, 1º software de gestão de ILP da América Latina. Já ministrou cursos in company sobre a contabilização de ILP e palestras em eventos e grupos de estudo voltados à remuneração. É graduado e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e fez cursos de especialização no Babson College (EUA) e na Stanford University (EUA).



Gostaria de um tema específico?

Gosta de escrever?