Pesquisa ILP 2016 - Desafios da Gestão de Planos de ILP

Por Daniel Eloi
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gestão de ilp

Boa parte do desafio da gestão de Planos de ILP, segundo nossa pesquisa de ILP, está ligada à complexidade das normas contábeis e tributárias vigentes. Há também outros desafios, como o da disseminação dos conceitos de ILP entre os beneficiários (quando a equipe não compreende os Planos de ILP, o caráter de retenção acaba sendo perdido). Em relação à comunicação com os beneficiários, nossa experiência indica que é uma atividade simples do ponto de vista técnico, mas que muitas vezes toma um certo tempo de execução quando é feita de forma manual. Essa percepção é refletida no gráfico a seguir.

Comunicação com beneficiários: disponibilização de informações sobre prazos, condições dos Planos de ILP e valor associado ao Plano

A grande maioria (74%) das empresas participantes da pesquisa apontou a gestão de toda a documentação envolvida na gestão dos planos de ILP como um desafio que, apesar de simples, toma bastante tempo pelo aspecto operacional. Isso é especialmente importante em empresas com grande volume de beneficiários, que poderiam reduzir o tempo gasto pela automação de parte do processo utilizando ferramentas eletrônicas e fazendo a assinatura eletrônica dessa documentação.

Gestão de documentação (elaboração e arquivamento de documentos como carta convite ao plano, contratos de ILP, extratos bancários do exercício dos benefícios, etc.)

Já a governança da informação tem sido considerada uma atividade trabalhosa. Já a governança da informação tem sido considerada uma atividade trabalhosa (55%) e até complexa (32%) por uma parte importante dos participantes. Pela nossa experiência essa é uma das maiores vulnerabilidades dos processos de gestão de ILP em empresas, principalmente pela recorrente centralização das informações de Incentivos de Longo Prazo em uma única planilha que apenas o gestor do ILP tem acesso.

Governança das informações: manutenção dos dados dos programas atualizados, compartilhamento de informações entre áreas envolvidas na gestão, manutenção do sigilo dos dados

Governança das informações: manutenção dos dados dos programas atualizados, compartilhamento de informações entre áreas envolvidas na gestão, manutenção do sigilo dos dados. A contabilização é uma das atividades mais complexas, do ponto de vista técnico, do processo de gestão de ILP. Ela é feita seguindo as regras definidas pelas normas contábeis CPC 10 e IFRS 2, conforme falamos aqui. Em nossa experiência, observamos que este tema é especialmente importante em momentos de fechamento contábil (em especial no fechamento do 4º trimestre) e também quando estes valores são validados por auditores independentes. Muitas vezes é um desafio definir a forma mais apropriada de refletir os impactos dos Planos de ILP no balanço e resultado das empresas. Têm sido relativamente comum que algumas empresa busquem o auxílio de especialistas para apoiar neste quesito, seja por meio de consultorias, treinamentos ou mesmo ferramentas computacionais. Isso explica, em parte, a redução do desafio enfrentado pelas empresas neste aspecto.

A contabilização é uma das atividades mais complexas, do ponto de vista técnico, do processo de gestão de ILP. Ela é feita seguindo as regras definidas pelas normas contábeis CPC 10 e IFRS 2, conforme falamos aqui.

Em nossa experiência, observamos que este tema é especialmente importante em momentos de fechamento contábil (em especial no fechamento do 4º trimestre) e também quando estes valores são validados por auditores independentes. Muitas vezes é um desafio definir a forma mais apropriada de refletir os impactos dos Planos de ILP no balanço e resultado das empresas.

De acordo com nossa pesquisa sobre ILP, têm sido relativamente comum que algumas empresa busquem o auxílio de especialistas para apoiar neste quesito, seja por meio de consultorias, treinamentos ou mesmo ferramentas computacionais. Isso explica, em parte, a redução do desafio enfrentado pelas empresas neste aspecto.

Cálculo das despesas e provisões associadas ao plano de acordo com a norma contábil CPC 10 /IFRS2

Já a percepção da dificuldade no preenchimento da documentação da CVM continua uma das mais altas, segundo nossa pesquisa sobre ILP. Em especial, temos notado um grande desafio das empresas no preenchimento da seção 13 do Formulário de Referência da CVM, onde são informados aspectos da remuneração baseada em ações para membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Estatutária. Não têm sido raros os casos em que surgem questionamentos da CVM por conta de incoerências entre Formulários de anos diferentes ou incoerências entre o Formulário e o Demonstrativo de Resultados.

Já a percepção da dificuldade no preenchimento da documentação da CVM continua uma das mais altas. Em especial, temos notado um grande desafio das empresas no preenchimento da seção 13 do Formulário de Referência da CVM, onde são informados aspectos da remuneração baseada em ações para membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Estatutária. Não têm sido raros os casos em que surgem questionamentos da CVM por conta de incoerências entre Formulários de anos diferentes ou incoerências entre o Formulário e o Demonstrativo de Resultados.

Preenchimento de documentos referentes à “Remuneração Baseada em Ações” para a CVM (ITR, DFP, Formulário de Referência):

Este artigo é uma continuação do artigo: Pesquisa 2016 - Gestão de Incentivos de Longo Prazo no Brasil.

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Sobre o Autor
Daniel Eloi é Sócio Diretor da Pris. Trabalha com Incentivos de Longo Prazo desde 2010, tendo colaborado na concepção, revisão, contabilização e gestão de Planos de ILP de centenas de empresas de capital aberto ou fechado. É graduado e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e fez cursos de especialização no Babson College (EUA) e na Stanford University (EUA).

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